Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Disciplinas

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
EMPREENDEDORISMO E VENDAS (61875)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: O empreendedor: características, perfil e habilidades. O empreendedor e o administrador. O processo empreendedor: fatores condicionantes e limitantes. Identificação e avaliação de oportunidades de negócio. Postura e perfil do profissional em vendas. Estratégias de venda e técnicas de negociação para superar o mercado com produto ou serviço oferecido pela empresa. Gestão de pessoas e aspectos comportamentais.


MICROBIOLOGIA (61873)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Aspectos históricos e objetivos da microbiologia. Classificação, principais grupos, meios de cultura e necessidades nutricionais de micro-organismos. Técnicas de plaqueamento, métodos de diluição e regras para expressão dos resultados analíticos microbiológicos. Reconhecimento dos métodos e processos na indústria e avaliação de microorganismos e enzimas de interesse na indústria.


QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL (61872)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Natureza, importância e histórico da Química. Conceitos gerais, estrutura atômica, estudo da tabela periódica e ligações químicas. Introdução ao estudo das reações químicas. Materiais, equipamentos, técnicas básicas e segurança no laboratório. Construção e interpretação de relatórios de práticas laboratoriais.


TECNOLOGIA DE COUROS (61433)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Histologia da pele. Estudo do fluxo operacional da indústria de couros. Principais reações químicas e equipamentos envolvidos no processo industrial. Controle de qualidade de matérias primas e produtos.


TRAT. RESÍDUOS E EFLUENTES, GERENC. AMBIENTAL E SIST. QUALIDADE (61874)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Práticas de tratamento e disposicao final de residuos solidos. Saneamento de baixo custo e Tratamento de Efluentes Industriais (ETE). Histórico e conceito de sistemas de gestão ambiental e de gestão da qualidade. Legislações e Resoluções vigentes. Estudo das ferramentas de qualidade. Normas e Certificações Nacionais e Internacionais (ISO). Princípios e normas usuais de auditoria.


SEMESTRE 2
BIOTECNOLOGIA APLICADA, PESQUISA E DESENV. DE PRODUTOS (61878)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Conceitos básicos de Biotecnologia. Estudo de alimentos geneticamente modificados e de técnicas biotecnológicas na produção de alimentos. Aplicação da biotecnologia no desenvolvimento de novos produtos e conhecimento de técnicas Inovadoras. Transformações físicas, químicas, biológicas e sensoriais dos alimentos. Legislações vigentes e higienização na indústria de alimentos. Conceitos básicos em Nutrição e as recomendações Nutricionais. Estudo de Boas práticas de fabricação (BPF), análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e Procedimento operacional padrão (POP).
Pré-requisitos: 
MICROBIOLOGIA (61873)


QUÍMICA INORGÂNICA (61877)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Estudo das funções inorgânicas. Compreensão das reações químicas e da cinética das mesmas. Cálculos químicos e relações fundamentais de estequiometria. Aspectos relevantes da Química Inorgânica referentes às propriedades, aplicações e obtenção dos principais compostos inorgânicos. Estudo dos processos industriais inorgânicos.


QUÍMICA ORGÂNICA (61880)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Desenvolvimento da química orgânica, representação de fórmulas estruturais e cadeias carbônicas. Estudo das funções orgânicas, suas propriedades e nomenclatura. Isomeria: plana, espacial e geométrica. Mecanismo das reações orgânicas.


TECNOLOGIA DE SANEANTES E COSMÉTICOS (61434)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Estudo do fluxo operacional das indústrias de saneantes e de cosméticos. Principais reações químicas e equipamentos envolvidos no processo. Controle analítico das matérias-primas e produtos acabados. Legislação vigentes e BPF (boas Práticas de Fabricação) relacionados a saneantes, cosméticos e de farmácia de manipulação.


SEMESTRE 3
ANÁLISE QUÍMICA (61882)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Metrologia. Técnicas básicas de análise qualitativa: cátions e ânions e suas propriedades. Técnicas clássicas de análise quantitativa. Volumetrias de neutralização, de oxi-redução, de precipitação e de complexometria. Preparo de soluções, padronizações e titulações específicas de cada volumetria. Normas de certificação de qualidade. Controle da qualidade na Química Analítica.


BROMATOLOGIA (61881)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Introdução a Bromatologia e a Bioquímica. Estudo e determinação experimental das propriedades físico-químicas dos alimentos. Análise dos principais aditivos, vitaminas e sais minerais utilizados nas indústrias alimentícias e sistemas de qualidade utilizados.
Pré-requisitos: 
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL (61872)


PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I (61435)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Estudo do fluxo operacional, reações químicas, equipamentos envolvidos e controle da qualidade de matérias primas e produtos da indústria petroquímica, tintas, papel, aço e ferro. Reconhecimento dos processos envolvidos em caldeiras e torres de resfriamento.Tratamento de água de piscinas e controle de pragas.
Pré-requisitos: 
QUÍMICA ORGÂNICA (61880)
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL (61872)


QUÍMICA ORGÂNICA INDUSTRIAL E AMBIENTAL (61436)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Matérias primas importantes e processos na indústria da química orgânica. Considerações gerais sobre sínteses orgânicas. Método de extração, purificação e destilação. Estudo da poluição do ar, água e solo. Gestão e tratamento de recursos hídricos.
Pré-requisitos: 
QUÍMICA ORGÂNICA (61880)


SEMESTRE 4
ANÁLISE INSTRUMENTAL (61885)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Evolução dos métodos instrumentais de análise. Métodos eletroanalíticos, espectroanalíticos e cromatográficos. Curvas de calibração e uso de planilhas de cálculo em laboratório.
Pré-requisitos: 
ANÁLISE QUÍMICA (61882)


ESTÁGIO (61438)
Carga Horária: 400
Créditos: 20


FÍSICO-QUÍMICA, CORROSÃO E TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES (61884)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Estudo da eletroquímica e da eletrólise. Princípios, tipos e prevenção da corrosão. Avaliação de processos anticorrosivos e estudo de materiais quimicamente inertes. Compreensão do Equilíbrio Químico. Estudo da Termoquímica e dos gases.


OPERAÇÕES UNITÁRIAS (61886)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Balanço de massa e energia. Estudo das operações unitárias envolvidas em processos produtivos. Apresentação dos principais equipamentos e fluxogramas de processos industriais.
Pré-requisitos: 
QUÍMICA INORGÂNICA (61877)


PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS II (61437)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Conceitos básicos da tecnologia de fermentação e de processamento de alimentos em geral. Histórico, classificação e aplicações. A fermentação como processo unitário e análise dos principais parâmetros de controle de qualidade na fermentação alcoólica, fermentação acética, cítrica e láctica. Enzimas no processo industrial. Processos fermentativos e parâmetros de controle. Estudo do fluxo operacional, equipamentos envolvidos e controle da qualidade de matérias primas e produtos da indústria de vidro, farmacêutica e cerâmica.
Pré-requisitos: 
MICROBIOLOGIA (61873)


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 18