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SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
ANATOMIA, HISTOLOGIA E FISIOLOGIA GERAL E ANATOMIA DENTÁRIA (44713)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: O aluno vai estudar os sistemas: respiratório, digestório e parte do sistema sensorial do corpo humano para entender as estruturas básicas do corpo humano. Também, a anatomia da cabeça, com o estudo dos seus ossos do crânio e da face, os nervos faciais, os linfonodos, os músculos, a anatomia dentária, a formação dos dentes e estruturas orais, as dentições decídua e permanente na sua forma anatomofuncional e o aparelho mastigatório para proporcionar o entendimento posterior de problemas de desenvolvimento que possam vir nestas estruturas e como base anatômica para a prática clínica da assistência odontológica. O aluno será capaz de identificar as estruturas anatômicas da cabeça e do pescoço numa situação de normalidade, ou seja, de saúde.


BIOSSEGURANÇA EM AÇÕES DE SAÚDE/DOENÇA (44711)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Conceitos de Biossegurança aplicadas nas práticas das especialidades odontológicas, assim como, o protocolo de desinfecção, lavagem, secagem, embalagem, esterilização e monitoramento com o instrumental; da limpeza de equipamentos, de peças e de colocar e remover barreiras de superfícies; do cuidado com a equipe odontológica quanto ao uso da imunização e do uso de equipamentos de proteção individual no trabalho a quatro mãos e ao limpar e desinfetar uma sala operatória. Também, o cuidado com o descarte dos materiais e do lixo odontológico. Estudar o processo saúde-doença da sociedade na abordagem dos fatores de riscos pela exposição aos agentes que causam doenças pelo contato com sangue e outros fluídos corporais e suas inter-relações com a saúde geral e bucal; e, a identificação das formas ou modo de transmissão de doenças e como o sistema imunológico recebe a prevenção à infecção.


DOENÇAS BUCAIS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE (44712)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Conhecer as patologias bucais mais prevalentes na cavidade bucal, as repercussões estomatológicas locais e sistêmicas, os fatores determinantes das doenças, os hábitos perniciosos relacionados, as alterações morfológicas dos tecidos duros e moles e, também, os métodos de prevenção e controle das doenças bucais nos diferentes ciclos da vida dos indivíduos. Abordar conceitos e motivar o aluno sobre a maneira de fazer Educação em Saúde nos diferentes grupos sociais; como prevenir a cárie e a doença periodontal; como fazer o uso inteligente do açúcar desde o início da vida; estudar o desenvolvimento de técnicas e processos de educação permanente em saúde. Discutir a educação odontológica dos escolares, a Saúde da mulher, a Odontologia intra uterina, à Odontogeriatria e a Odontologia Hospitalar. Estudar como fazer uso do flúor e, as técnicas de higiene bucal.


ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO (44718)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: A disciplina propõe o estudo dos princípios éticos, bioéticos e a humanização nas relações de trabalho em saúde; conhecer o código de ética odontológica, estudar a respeito de segredo e sigilo profissional; também, conhecer a lei que regulamenta as suas competências profissionais e as demais legislações do Sistema único de Saúde - SUS e a Lei Orgânica da Saúde. Utilizar dos recursos da informática aplicados à informatização dos serviços públicos e privados, através do conhecimento e manuseio de banco de dados e/ou planilhas para sistematização de registros cadastrais, dos procedimentos da prática odontológica e dos diversos tipos de serviços de saúde bucal.


INFORMÁTICA BÁSICA (44720)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Promover atividades de elaboração e orientação para formatação de trabalhos; Conhecer o funcionamento e utilizar-se das ferramentas de sistemas operacionais, planilhas, editores e softwares em geral; Softwares livres e básicos: planilhas eletrônicas e editor de texto; Fundamentos de sistemas operacionais dos computadores; Internet; elaborar uma agenda de marcação de serviços e de compromissos do ambiente público ou privado; aprender como fazer com responsabilidade a administração e organização dos serviços; programar uma agenda de manutenção dos equipamentos e de aquisição de materiais; estabelecer uma lista dos materiais específicos da área de atuação e de uso geral para o controle de estoque; conhecer os procedimentos de pesquisa de preço de produtos e equipamentos para um trabalho diversificado e contemporâneo.


MATERIAIS DENTÁRIOS, EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS (44715)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: O aluno vai conhecer e estudar os equipamentos ,os instrumentais e os materiais odontológicos que compõem um consultório ou clínica odontológica. Também, vai estudar como organizar o ambiente de trabalho. Aprender e praticar as funções do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), e como auxiliar o Cirurgião Dentista (CD) considerando a natureza e a finalidade das diversas especialidades desenvolvidas na prática odontológica. Também, vai conhecer , identificar e estudar como selecionar, preparar, manipular, armazenar, transportar e descartar materiais dentários, medicamentos e instrumentos odontológicos para auxiliar nas intervenções clínicas. Aprender a organizar o estoque de materiais, fazer a busca de preços e contatar com fornecedores. Estudar a ergonomia, aprender a racionalização do trabalho a quatro mãos, e, a organização e preparo da mesa clínica para cada fase dos variados procedimentos das especialidades odontológicas. O aluno será capacitado exercer a prática das suas competências que está disposta na Lei 11.889/2008, da competência do Auxiliar em Saúde Bucal, relacionada aos materiais de uso odontológicos.


PRIMEIROS SOCORROS (44714)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: O aluno vai estudar e conhecer as principais situações de urgência em saúde e, estudar as situações de emergência médicas no consultório odontológico. Também, conhecer e estudar o Prontuário Odontológico conforme a Portaria CFO-SEC-26, de 24 de julho de 2002, saber preencher e organizar um fichário. Estudar os parâmetros que referem os sinais vitais para garantir que os profissionais atuem de forma segura e eficaz. Estudar o desenvolvimento de comportamentos e hábitos relacionados com o tabagismo, o álcool, a obesidade, o estresse e outros fatores sistêmicos das pessoas de uma comunidade. Também, estudar o processo saúde-doença da sociedade na abordagem dos fatores de riscos comuns e suas inter-relações com a saúde geral e bucal.


RELAÇÕES HUMANAS (44716)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: A disciplina de Relações Humanas se propõe oferecer ao aluno conhecimentos sobre Administração e ambiente de negócios; Funções administrativas; Legislação trabalhista; Administração de recursos humanos: seleção e recrutamento; Folha de pagamento; Processo de admissão e rescisão aplicadas às empresas; Estudo teórico e de dinâmicas de grupo, visando o desenvolvimento de ações comportamentais no relacionamento com as pessoas, considerando os contextos sociais e individuais das pessoas e, especialmente, os níveis de autonomia e independência, além de considerar a dignidade e o respeito perante qualquer situação nas relações pessoais; Aprender técnicas de relacionamentos nos contatos individual, coletivo e em equipe; e, também, como administrar a postura e apresentação pessoal; Desenvolver habilidades de cuidado nos diferentes grupos populacionais e administração de situações que envolvem a condução de pessoas com necessidades especiais.


SAÚDE COLETIVA (44717)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: A disciplina propõe o estudo teórico e de dinâmicas de grupo visando ao desenvolvimento de ações de promoção, proteção e prevenção saúde geral e bucal. O aluno será capaz de orientar hábitos e comportamentos saudáveis capaz de estabelecer a relação da boca com o resto do corpo. Também será capacitado para desenvolver tarefas no trabalho individual de pessoas, com grupos de pessoas e, em trabalhos de equipe com multiprofissionais. Conhecer a organização dos ambientes públicos e como os serviços odontológicos estão organizados segundo as diretrizes do SUS. Estudar a Política Nacional da Saúde Bucal (PNSB) e a sua aplicabilidade.Conhecer o trabalho da atenção domiciliar desenvolvido pela inclusão da da Equipe de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia da Saúde da Família (ESF). Conhecer sobre os métodos e tipos de estudos epidemiológicos e como participar de levantamentos das necessidades de saúde da comunidade. Participar e contribuir com as atividades de grupo que estabeleçam melhorias nas condições gerais de vida das pessoas. Trabalhar programas e atitudes aos desiguais que elejam a qualidade de vida e ações de promoção a prevenção de agravos à saúde.


SEMESTRE 2
ESTÁGIO SUPERVISIONADO (44719)
Carga Horária: 200
Créditos: 10
Co-requisitos: 
MATERIAIS DENTÁRIOS, EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS (44715)
ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO (44718)
ANATOMIA, HISTOLOGIA E FISIOLOGIA GERAL E ANATOMIA DENTÁRIA (44713)


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 10