Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Disciplinas

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (44502)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Noções conceituais e práticas envolvendo juros, taxas, lucro bruto, lucro líquido, descontos, porcentagem e rendas. Planejamento financeiro. Caixa. Contas a pagar e a receber. Controle de bancos. Orçamento. Uso correto da calculadora.


PORTUGUÊS (44500)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Estudo e interpretação de textos e vocabulário. Regras gramaticais da Língua Portuguesa. Utilização de recursos bibliográficos em pesquisas. Elaboração de textos argumentativos e correspondências comerciais. Elaboração e apresentação de pesquisas, relatórios, contratos, atas, entre outros documentos.


TÉCNICAS DE VENDAS (44501)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Canais e estratégias de distribuição. Logística e competitividade. Franquias. Atacado e varejo. Venda pessoal e venda em equipe. Postura profissional. Estratégias de venda e técnicas de negociação para superar o mercado com produto ou serviço oferecido pela empresa. Perfil do profissional de vendas.


SEMESTRE 2
COMUNICAÇÃO PESSOAL (44505)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Expressão corporal, gestos e expressões. Posicionamento do orador. Colocação da voz. Técnicas para melhorar a dicção. Fases e elaboração do discurso. Atenção do público. Postura, apresentação e marketing pessoal.


ESTRATÉGIAS DE COMPRAS (44507)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Planejamento do sistema logístico. A escolha do fornecedor. Testagem do produto. Técnicas para desenvolvimento de ferramentas de acompanhamento de armazenamento e distribuição de mercadorias. Sistema de estoque. Previsão e custos de estoque. Gestão e desenvolvimento de fornecedores.


ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO (44508)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Pilares da Negociação. Etapas da negociação. Estratégias e táticas de negociação.


INFORMÁTICA E COMÉRCIO ELETRÔNICO (44503)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Conhecimentos básicos sobre a microinformática. Noções de sistemas de informação. Formatação de documentos. Elaboração de planilhas, banco de dados. Internet: ferramenta para novas estratégias de aprendizagem e de trabalho, solução de desafios do dia a dia e comunicação com clientes. Comércio eletrônico. E-commerce.


MARKETING COMERCIAL (44506)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: A Comunicação: etapas do processo. Elaboração de materiais publicitários. Elaboração de Instrumentos de Pesquisa de Satisfação ou insatisfação do cliente. Identificar características da mídia impressa e eletrônica, seu uso e avaliação do impacto em diferentes situações. Conhecer estratégias do comércio eletrônico e sua viabilidade no processo de competitividade.


RELAÇÕES HUMANAS (44504)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Formação de líderes. Treinamento. Recrutamento e Seleção. Desenvolvimento de Equipes e gerentes. Multiplicadores internos. Relações Humanas / Chefia e liderança. Ética Profissional.


SEMESTRE 3
CONTABILIDADE GERENCIAL (44509)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Patrimônio. Análise de balanços. Capital de Giro. Tributos. Dados relacionados a custos e rentabilidade que devem ser absorvidos pelo preço de venda. Elementos que envolvem o patrimônio da empresa comercial, visando sua conservação e crescimento. Escrituração e a documentação contábil, visando a correta apuração do resultado do exercício. Normas legais que envolvem a contabilidade na área comercial.


EMPREENDEDORISMO E GESTÃO ADMINISTRATIVA (44527)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Conceitos de empreendedorismo. Empreendedorismo e desenvolvimento. Micro e pequenas empresas e as formas associativas. Planejamento estratégico. Visão sistêmica da empresa, organogramas, fluxogramas. Planejamento e Organização. Técnicas e ferramentas gerenciais. A empresa e o processo de mudança. Tomada de decisão. Responsabilidade social e ambiental. Gestão e ferramentas da qualidade total.


GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES (44510)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Administração e Ambiente de Negócios. Funções administrativas. Legislação Trabalhista. Administração de Recursos Humanos: Seleção e recrutamento. Folha de Pagamento. Processo de admissão e rescisão. Tendências e Mudanças em Administração.


VITRINISMO E COMUNICAÇÃO VISUAL (44528)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Planejamento dos espaços. Apresentação e disposição de produtos. Estudo das cores e sua influência na ação, emoção e razão. Confecção de cartazes. Elaboração de materiais para o ponto de venda. Catálogos. Sites. Mídias sociais.


SEMESTRE 4
GESTÃO COMERCIAL (44530)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: A gestão de vendas - sua importância e competências necessárias. Conceitos, funções e evolução. Análise do potencial de mercado e previsão de vendas. O orçamento do departamento de vendas. A estruturação da equipe de vendas. As funções gerenciais de vendas. A avaliação da equipe de vendas. Seleção, treinamento e motivação de vendas. A remuneração da equipe de vendas. O consultor de vendas e suas atribuições gerenciais.


LEGISLAÇÃO COMERCIAL (44529)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Noções de Direito Constitucional. Direito Comercial. Títulos de Crédito. Direitos Trabalhistas. Código de Defesa do Consumidor. Noções de legislação ambiental.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (44531)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Metodologia de Pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Plano de negócios.


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 16