Prefeitura Municipal lança o nome e identidade visual do Pro_Move Lajeado

Postado as 20/02/2019 16:17:57

Por Nicole Morás

Transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o  conhecimento dos seus cidadãos. É com esse intuito que a Prefeitura Municipal de Lajeado, Universidade do Vale do Taquari - Univates, entidades empresariais e sociedade civil organizada lançam nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, o nome do Projeto de Inovação para Lajeado – Pro_Move Lajeado.

O projeto é resultado de uma série de ações realizadas desde 2017 pelas entidades e lideranças locais. De acordo com Albano Mayer, assessor da Univates e um dos articuladores do movimento, é preciso interagir com a sociedade para que esse movimento represente a vontade de Lajeado. “É fundamental na mobilização para inovação o esforço da hélice tríplice: poder público, academia e iniciativa privada. Para que esse projeto tenha sucesso ainda acrescentaria uma quarta hélice, a sociedade civil organizada”, afirma.

Para criar uma identidade para o projeto, o setor de Marketing e Comunicação da Univates realizou o processo de naming e o desenvolvimento do logo. Conforme o publicitário Marco Aurélio Quirino, o projeto de criação do nome e logotipo começou com a interpretação do objetivo principal da iniciativa.

O grupo de criação teve como cerne dos argumentos a inovação, porém queríamos trazer junto a parte prática, não ficando apenas a inovação do campo das ideias e dos projetos, mas, sim, de colocar a mão na massa. Para isso, interpretamos que era necessário com a inovação a ideia de movimento, pensando que as engrenagens do sistema girassem e as pessoas tivessem como motivação a questão de alavancar Lajeado. Outro pilar da criação foi a questão colaborativa, pois sabíamos que o projeto teria peças distintas em sua composição, porém com um objetivo em comum nesse modelo de colaboração e inovação de alto impacto
Marco Aurélio Quirino

Assim, foram definidas as bases principais da criação, e chegou-se ao Pro_Move Lajeado, que contém em sua essência o Pró + Move, em que “pro” significa a favor de, de maneira favorável, fazer pelo outro, pelo bem e a favor de alguma causa; e “move” remete ao movimento, à mudança.

Dessa forma, o nome “Pro_Move Lajeado” foi pensado para traduzir tudo o que propõe essa parceria entre Universidade, governo municipal, empresas e comunidade, já que a palavra promove transmite a ideia de propulsão, progresso, proatividade, demonstra algo pró, ou seja, que está sendo feito por alguém, no caso, pela cidade de Lajeado. “Pro_Move” busca trazer inovação e a renovação por meio de projetos que busquem valorizar a cidade de Lajeado, torná-la mais moderna e inteligente.

O logo foi desenvolvido com fontes que dão a sensação de movimento, e a substituição da letra “o” pelo elemento colorido representa a sinergia entre os diferentes atores envolvidos no projeto.

Confira as versões do logo em:

Pdf

Jgp