A produção sustentável de alimentos é preocupação a nível mundial. Inserido neste contexto, está o manejo de gado de leite, tema principal da palestra que ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, no Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates). Quem abordou o assunto foi o professor Niels Erik Jespersen, da Dalum Academy of Agricultural Business, Instituição da Dinamarca.
Conforme o pesquisador, entre os principais assuntos abordados no colégio agrícola dinamarquês está a gestão. Com projetos multidisciplinares, a Dalum alia a teoria e a prática. Durante a palestra, Jespersen trouxe dados do país europeu, afirmando que apesar de não conseguir produzir alimentos de outubro a abril, por ser muito frio e pelo país representar apenas 0,4% da área da Europa, a Dinamarca é responsável por 38% da produção agrícola exportada pelo continente. “Alimentamos 16 milhões de pessoas, então cada fazenda produz comida para 400 pessoas”, menciona.
Conheça a MEQ
A parceria com o pesquisador surgiu a partir da MEQ, empresa que busca produzir alimentos com excelência a partir de um sistema de manejo socioeconômico e ambiental que viabiliza o desenvolvimento contínuo do negócio. Desde 2014 a empresa conta com um programa de trainee com a Dalum, proporcionando intercâmbio de conhecimento rural.