Trabalho voluntário possibilita qualificação na área jurídica para estudantes da Univates

Postado as 10/06/2019 08:16:46

Por Natália Bottoni

No 7º semestre do curso de Direito da Univates, a estudante Iasmine Abdala Alves dos Santos já tem contato com o mercado de trabalho da área. Ela é voluntária no projeto Clínica de Atendimento Jurídico-Empresarial, organizado pelo curso e pela Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates.

Em sua 4ª edição, o projeto reúne em torno de 15 alunos voluntários da graduação de Direito a cada semestre. Conforme o coordenador adjunto do curso, Júnior Roberto Willig, a iniciativa é inovadora em ensino e aprendizagem, voltada aos acadêmicos da área para que se sintam incentivados a desenvolver competências necessárias para posterior atuação profissional. “Sem dúvidas será um diferencial para esses estudantes quando ingressarem no mercado de trabalho. A Clínica traz uma vivência real de atividade jurídica por meio de atendimentos às empresas incubadas e instaladas no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates)”, afirma.

Iasmine faz voluntariado desde março e, com colegas, atendeu a empresa incubada Planix Tecnologia para esclarecimentos sobre propriedade de softwares e contratos. “Ouvimos a demanda jurídica do dono da organização e, com a supervisão de um professor, pesquisamos a melhor forma de solucionar as dificuldades da empresa. Em uma conversa com o cliente, apresentamos os resultados de modo claro e objetivo. Esse momento foi muito bacana, pois conseguimos passar as informações técnicas de forma que ele pudesse entender mesmo não atuando na área”, conta a acadêmica.

O voluntariado permite que Iasmine se desafie para ter maior contato com as particularidades da profissão. “As experiências vividas no projeto são únicas, pois, além de criar laços de amizade, relaciono-me com a prática jurídica empresarial no âmbito acadêmico e procuro saber mais sobre a aplicação de conceitos que me causam dúvidas no dia a dia. É o caminho que abre portas para eu estar preparada para atuar no mercado de trabalho e entender com qual ramo do Direito mais me identifico”, declara.

Projeto proporciona vivência jurídica empresarial aos alunos de Direito

Demandas do mercado em foco

O estudante do curso de Direito Jéferson Endler Schmitt é voluntário na Clínica desde o início deste ano. “Quando eu entendi a ideia central do projeto, possibilitar aos alunos uma experiência dentro do universo das empresas, percebi o quanto de conhecimento essa prática me proporcionaria, profissional e pessoalmente falando”, conta.

Desde então, Schmitt aproveita ao máximo essa oportunidade. Ele participou do atendimento realizado à empresa Requisittus Desenvolvimento de Software Ltda., em que o grupo buscou responder à demandas sobre proteção da marca, registro de software e conteúdo de contratos, entre outros. Após identificar essas questões, procurou a melhor forma de passar os caminhos a serem seguidos, o correto processo de registro de marcas, a opcionalidade do registro de software e as cláusulas mínimas que deveriam constar no proposta encaminhada aos clientes.

Para a equipe da Requisittus, o trabalho realizado pelos alunos foi de grande importância. “Tínhamos dúvidas e elas foram esclarecidas. Com base nesse levantamento, poderemos tomar decisões mais assertivas daqui pra frente. Além disso, foram apontadas melhorias para serem implementadas em nossos processos”, declara.

Esse projeto permite que nós, ainda na faculdade, possamos entrar em contato com as demandas do mercado. Ao analisar as necessidades da empresa, somos deslocados da rotina acadêmica e nos desafiamos a novas experiências, lidando com diferentes pontos de vista, compartilhando ideias e nos reinventando enquanto profissionais a cada novo questionamento do cliente
Estudante do curso de Direito Jéferson Endler Schmitt

Conheça mais

Tuane Eggers

Capacitar os discentes da graduação em relação a temas vinculados à área empresarial, auxiliar os estudos no encaminhamento das demandas jurídicas das empresas incubadas e possibilitar a interação dos alunos da disciplina de Direito Empresarial I e das empresas do Tecnovates são alguns dos objetivos propostos  pela Clínica de Atendimento Jurídico-Empresarial. O prazo para a execução dos trabalhos do projeto normalmente é de três a quatro meses.

Os estudantes selecionados como estagiários são supervisionados por um professor do curso de Direito e atendem demandas selecionadas pela gerência do Tecnovates e da Inovates ou pelas empresas.

Quer ser um voluntário?

Além da Clínica Jurídica, a Univates conta com diversos projetos para interessados se candidatarem ao voluntariado. Não é necessário ter algum vínculo com a Instituição para realizar o serviço. A atividade, não remunerada, objetiva promover o desenvolvimento ético, social e pessoal dos envolvidos. Saiba mais aqui

Competição internacional na área de Direito

Vestibular

O curso de Direito está recebendo inscrições no Vestibular de Inverno da Univates. A prova ocorre no dia 16 de junho, domingo, a partir das 13h30min, com a oferta dos 36 cursos presenciais. As inscrições podem ser realizadas até dia 11 de junho neste link.

Além disso, a Instituição conta com 17 cursos a distância (EAD). Para ingressar em curso presencial ou EAD, é possível fazê-lo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.