Curso de Engenharia de Controle e Automação reforça infraestrutura de seus laboratórios

Postado as 28/01/2020 09:27:55

Por Nicole Morás

Os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da Univates contam com novidades para realizarem atividades práticas que contribuem para sua formação. Para reforçar a infraestrutura do curso, a Instituição recentemente adquiriu novas bancadas de controlador lógico-programável (CLP) e um robô colaborativo.

Nicole Morás

As bancadas CLP são utilizadas para controlar máquinas e equipamentos. Conforme o coordenador do curso, professor Juliano Schirmbeck, os estudantes aprendem sobre programação, princípios, funcionamento e sensores dessa tecnologia amplamente utilizada na indústria.

“As 12 bancadas novas serão agregadas às seis que o curso já tinha disponível, aumentando a capacidade de atendimento. Com essas bancadas, os estudantes poderão controlar máquinas a partir do computador e programar a interface homem-máquina via painel touchscreen”, explica. O professor acrescenta que as bancadas são utilizadas na maior parte das indústrias, destacando que a tecnologia utilizada em sala de aula é semelhante ao que é visto nas empresas, o que coloca o estudante muito próximo ao mercado de trabalho.

Nicole Morás

Já o robô colaborativo é utilizado na disciplina de Robótica, na qual são estudados princípios de robótica,seu funcionamento, movimentação, cinemática e programação prática. Schirmbeck afirma que as empresas utilizam robôs na montagem de equipamento, movimentação de peças, no empacotamento de produtos e na paletização.

Na área de alimentos, as indústrias de carnes utilizam robôs nos túneis de congelamento, por exemplo. Esse novo modelo permite algumas facilidades de programação. Pelo sistema de visão computacional, o robô consegue detectar a posição das peças e adapta-se para pegá-las
coordenador do curso, professor Juliano Schirmbeck

Inscrições abertas

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Univates está com inscrições abertas para o vestibular, que podem ser realizadas pelo site univates.br/vestibular. Além dos cursos presenciais, a Instituição oferece 18 cursos a distância (EAD). É possível ingressar em um curso presencial ou EAD por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitando o resultado de um vestibular anterior da Univates. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever em univates.br/ead/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.