Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Área das engenharias conta com novo laboratório na volta às aulas

Postado as 20/02/2020 21:44:31

Por Nicole Morás

Nicole Morás

O Prédio 17 da Universidade do Vale do Taquari - Univates ganhou um laboratório a céu aberto. Trata-se do Laboratório de Distribuição de Energia Elétrica, que dispõe de 13 postes e toda a estrutura de transmissão de energia em média e baixa tensão. No mesmo espaço também está montado o Laboratório de Cabeamento e Instalação de Redes de Dados, que complementa o ambiente de estudos e poderá ser utilizado pelos estudantes dos diversos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e dos técnicos.

A implementação da rede é fruto da parceria entre a Univates e a Certel, sendo a estrutura montada pelas equipes da Certel com os mesmos componentes utilizados atualmente na distribuição de energia.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Juliano Schirmbeck, a nova estrutura permitirá treinamentos em campo aberto, podendo os estudantes, principalmente dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação, identificar e reconhecer as estruturas utilizadas nas ruas ou até mesmo aplicar conhecimentos sobre projetos, sistemas de proteção, execução de medidas e sistemas elétricos.

Inscrições abertas

Os cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação são duas opções entre os 35 cursos de graduação presenciais oferecidos pela Univates. Na modalidade a distância são ofertados 18 cursos, entre bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Interessados em ingressar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2020 podem realizar inscrição na prova única de redação pelo site www.univates.br/vestibular e escolher o polo da Univates mais próximo de sua cidade.

Outra opção para ingressar no ensino superior é a utilização da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2019. Nesse caso, o interessado deve ter nota mínima de 200 pontos na redação. Aqueles que realizaram o Vestibular Univates a partir de 2000 podem utilizar essa nota para ingressar na Instituição. Para concorrer a uma vaga com essas notas, não é necessário realizar prova agendada.