Corpo de Bombeiros e Centro de Ciências firmam parceria

Postado as 24/11/2020 14:36:57

Por O Informativo do Vale

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates e o Corpo de Bombeiros de Lajeado iniciaram uma parceria para unir a experiência prática dos bombeiros à teórica dos alunos e professores em uma simulação de atendimento pré-hospitalar. A professora do curso de Enfermagem, Paula Michele Lohmann, afirma que o objetivo é mostrar aos alunos, na prática, a teoria que é vista em sala de aula. “Queremos capacitar o profissional por completo, para que ele esteja preparado para fazer o atendimento”, diz. Paula comenta que a atividade, que aconteceu na segundafeira à noite, contou com a participação de dois bombeiros e seis alunos, que são residentes dos cursos de enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. “Na residência, os alunos trabalham na rede de urgência e emergência, então a prática somará aos currículos”, comenta.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Fausto Gusmão Althaus, fala que a troca de informações também será muito importante para os bombeiros, já que estão sempre buscando cursos para aperfeiçoar as técnicas. “A ideia é equalizar os bombeiros e os alunos”, explica Althaus. O tenente comenta que as duas partes têm muito a ganhar com a parceria pois a universidade passará parte dos conhecimentos teóricos aos bombeiros e estes, por sua vez, ensinarão a parte prática. Althaus afirma que para se tornar bombeiro é preciso passar por muitas aulas - teóricas e práticas - que ensinam técnicas específicas para que possam salvar vidas. “No curso que os bombeiros fazem, nós aprendemos o básico do salvamento. Com essa parceria, podemos aprofundar mais o nosso conhecimento”, esclarece.

De acordo com Paula, as aulas servirão para que os alunos reconheçam os sinais de gravidade de um atendimento, fazendo com que saibam o que fazer em determinadas situações. “A parceria servirá também para os alunos entenderem a importância dos profissionais e do trabalho que realizam”, fala. A simulação de atendimento pré-hospitalar começou com a teoria e teve foco na parte inicial do atendimento. A colocação do colar cervical, uso da maca, simulações de reanimação cardiorrespiratória (RCP), uso de desfibrilador externo automático (DEA), manobra de engasgo e avaliação da cena foram conteúdos vistos na simulação.

Cursos

Paula salienta que no dia 7 de dezembro será feita mais uma simulação com os alunos da residência. A professora diz que estão criando um projeto, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Lajeado, para dar sequência nas atividades de aprendizagem. Segundo ela, a pretensão é de que cursos de Atendimento Pré-hospitalar (APH) e Suporte Básico de Saúde (BLS) sejam ofertados na Univates, para profissionais da saúde, alunos e comunidade em geral, com a ajuda do Corpo de Bombeiros. “Mas ainda estamos organizando tudo”, comenta.