Univates participa da 35ª edição da Mostratec

Postado as 07/12/2020 09:58:04

Por Vinicius Mallmann

Natália Richter

A Universidade do Vale do Taquari - Univates irá participar de mais uma edição da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Devido à pandemia, a 35ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) acontece entre quarta, dia 9, e sexta-feira, dia 11, no formato virtual. No evento, a Instituição irá realizar a oficina “Computação Gráfica e Realidade Virtual”, que acontece na quinta-feira, dia 10, às 14h, ministrada pelo professor Fabrício Pretto, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec). A participação é gratuita e ocorre por meio do link meet.google.com/kse-smvm-tvp

De acordo com o professor Fabrício, durante a atividade proposta ele permitirá que os participantes compreendam temas muito conhecidos na atualidade. “Nossa atividade irá propor o conhecimento da Computação Gráfica (CG), presente nos jogos, propagandas e principalmente em filmes; dos efeitos gráficos, que têm proporcionado alto grau de realismo às cenas e muita emoção aos usuários; e da Realidade Virtual (RV), muito ligada à CG, que permite uma pessoa vivenciar experiências virtuais como se fossem reais, modificando a forma de interagir com o mundo que nos cerca”, destaca. Além da oficina, a Univates ainda irá conceder o valor de um notebook para a premiação do evento.

Saiba mais

A 35ª Mostratec conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da educação profissional técnica de nível médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos de Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A abertura das atividades acontece na quarta-feira, dia 9, das 19h às 20h, no canal do YouTube Mostratec Liberato

Realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com sede em Novo Hamburgo, a feira, considerada a maior do gênero na América Latina, reúne trabalhos voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam os temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa e da prática. Além da Fundação Liberato, o evento é realizado pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Educação.

Mais informações podem ser encontradas no site www.mostratec.com.br/.