Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Instituições comunitárias reforçam a possibilidade de contribuir com o Governo do Estado para conter a Covid-19

Postado as 12/03/2021 09:59:01

Por Lucas George Wendt

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, associação que congrega 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) do Rio Grande do Sul, entre elas a Universidade do Vale do Taquari - Univates, encaminhou ao governador Eduardo Leite, na última quinta-feira (11), um ofício registrando disponibilidade de contribuição com o Plano de Imunização, por meio da cedência dos profissionais e das estruturas físicas das ICES, com o objetivo de ampliar a escala de vacinação no RS. 

O assunto já havia sido tratado pelo Comung numa carta aberta enviada ao Estado em fevereiro. O ofício também registra o apoio às iniciativas adotadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento à pandemia. 

O documento enviado ao Gabinete ontem, 11, sustenta a relevância da inclusão dos professores, entre eles os das Instituições Comunitárias de Ensino Superior, nos grupos prioritários. O Comung também destaca a importância dos esforços para que a vacina possa chegar a todas as pessoas o mais rapidamente possível. 

“Reafirmamos que todas as ICES do Comung estão preocupadas com a situação de emergência na saúde do Rio Grande do Sul e, firmemente, comprometidas com as medidas de distanciamento, com a saúde da comunidade acadêmica, bem como com a continuidade da formação de qualidade, que, neste  momento, desenvolve-se por meio remoto, para evitar a circulação de alunos, professores e funcionários”, informa o ofício. 

Endosso coletivo 

Além da Univates, o documento conta com a assinatura dos reitores da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), a Universidade Feevale (Feevale), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),a Universidade Franciscana (UFN) e a Universidade La Salle (Unilasalle).