Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Imagem Aérea RS

Conectando os atores da inovação na cidade, Pro_Move Lajeado completa dois anos

Postado as 05/04/2021 14:38:53

Por Lucas George Wendt

Há dois anos a iniciativa que atua em ações voltadas à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora ganhou um nome: Pro_Move Lajeado. O projeto, que tem apoio da Universidade do Vale do Taquari - Univates enquanto uma das agentes da quádrupla hélice, busca o engajamento comunitário, seja por meio de entidades, seja pelo envolvimento de munícipes interessados em contribuir para que a cidade se reinvente e esteja preparada para o futuro. 

Natália Bottoni

 

 

 

Evento de lançamento do Pro_Move, em março de 2019. 

Articulação 

O Pro_Move tem três grupos de trabalho -um com a área de Alimentos; um com a área da Saúde; e um com a Tecnologia da Informação e Comunicação e a Tecnologia de Automação. Estas equipes se reúnem, desde 2019, buscando desenvolver as frentes de inovação a partir das áreas prioritárias: alimentos, saúde e tecnologias. Todas as ações relacionadas abaixo estão ligadas a algum dos três grupos. 

A Universidade como uma das hélices

Para o consultor Albano Mayer, articulador do Pro_Move Lajeado, a participação ativa da Univates no movimento é fundamental para continuidade, sustentação e fortalecimento da iniciativa. “Todas as entidades envolvidas, e especialmente a Univates, têm disponibilizando recursos, espaços e contatos nesta frente de trabalho conjunta para concretização do Pro_Move, permitindo que o movimento criasse corpo e robustez”, enfatiza o consultor. 

No Pro_Move a Instituição é diretamente ligada a projetos como o Crie Smart Cities, o Testa Lajeado, o Vale a Vida, e a Rota da Inovação - subprojeto que buscará ligar o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates ao centro de Lajeado e uma das iniciativas que serão idealizadas em breve. “O Tecnovates, é uma figura importante neste contexto pois, por meio dele, nós conseguimos fazer as conexões necessárias para todo o ecossistema de inovação funcionar”, destaca Mayer. 

O ambiente de pesquisa e inovação, uma necessidade que ecossistemas inovadores têm, é possibilitado pela existência do Parque. “Nós utilizamos os caminhos da Univates para que o Pro_Move seja fortalecido através desse ambiente. A pesquisa universitária, a pesquisa de campo, o envolvimento com a comunidade, as inovações metodológicas são fortes na Universidade”. 

Confira abaixo ações que já foram realizadas pelo Pro Move com envolvimento direto da Univates

Edital do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 

O programa, que iniciou em dezembro de 2019 com treinamento dos interessados e terminou em junho de 2020 com a seleção das melhores startups. O objetivo foi promover a cultura da inovação no município de Lajeado e sensibilizar, prospectar e qualificar empreendedores e potenciais negócios inovadores. Todo o processo de aceleração aconteceu no Tecnovates. Os empreendedores selecionados tiveram mentorias e qualificação de forma gratuita. Ao final das atividades, as duas melhores propostas foram premiadas com R$ 10 mil para colocarem em prática seus negócios. O valor é oriundo do Fundo Municipal de Inovação, por meio do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (CMTI). 

Testa Lajeado

A pesquisa foi uma iniciativa com o custeio da Prefeitura de Lajeado, sendo desenvolvida pela Univates. O objetivo do estudo foi, por meio de amostragem probabilística, analisar a prevalência de coronavírus no município.

Projeto Vale a Vida

Projeto de pesquisa da Univates sobre sintomas psiquiátricos e risco de suicídio em tempos de pandemia, foi contemplado com verba estadual. A iniciativa oferece, gratuitamente, à população dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, teleconsultas psiquiátricas e psicoterápicas, a partir de uma ferramenta tecnológica criada especificamente para o projeto. O projeto integra o Pro_Move Saúde. 

Confira as iniciativas que terão espaço em breve no escopo do Pro_Move, idealizadas pela Univates e parceiros

Crie Smart Cities 

O Crie Smart Cities promoverá, pela primeira vez, a integração das áreas do conhecimento da Univates, reunindo as semanas acadêmicas para tratar de cinco temáticas relevantes para a sociedade: transformações tecnológicas, governança nas cidades, mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida. Já aconteceram diversos pré-eventos entre 2020 e 2021. Recentemente a Univates lançou o hub das cidades inteligentes em seu site.

Rota da Inovação

Uma das ações previstas para o Pro_Move Lajeado é a criação da Rota da Inovação, que terá percurso da rua Bento Rosa, nas proximidades do Tecnovates, até o Centro de Lajeado. A iniciativa foi iniciada com uma Lei Municipal. A abertura do campus da Univates para a rua Bento Rosa é reflexo do apoio da Instituição ao Pro_Move Lajeado. A rota é um conceito que busca interligar os agentes de inovação. 

AGIL 

O Pro_Move propõe também a criação da Agência de Desenvolvimento de Lajeado (AGIL), que recentemente teve seu estatuto concluído. Em breve um executivo será contratado para desenvolver as atividades da Agência. 

Confira abaixo ações que já foram realizadas pelo Pro_Move com articulação da Prefeitura de Lajeado e parceiros, entre eles a Universidade

Escolas e o Pro_Move

Em 2019, o município adquiriu 1.020 chromebooks, computadores portáteis com a tecnologia Google que serão usados no projeto Google for Education em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Este projeto integra as escolas do município ao Pro_Move Lajeado, programa que estimula a inovação na  cidade, e ao Pacto Lajeado Pela Paz, que vai trabalhar com os alunos temas de comportamento e educação empreendedora. Cada uma das 18 EMEFs de Lajeado recebeu pelo menos 30 chromebooks. 

Dia Mundial da Criatividade

Pela primeira vez, em 2020, Lajeado foi sede de um evento que acontece em todo o mundo sempre no dia 21 de abril: o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day). A inclusão do Dia da Criatividade no Calendário Oficial de Eventos do município foi aprovada pela Câmara de Vereadores. As atividades realizadas na ocasião foram gratuitas e abertas ao público em geral.

Laboratório de produção criativa

O município de Lajeado foi selecionado, em primeiro lugar, para receber o programa Espaço 4.0, um laboratório de produção criativa para capacitar jovens em ferramentas tecnológicas. O laboratório será executado por meio de recursos de uma emenda parlamentar do gabinete do deputado federal Marcel Van Hattem, que destinou R$ 300 mil para a elaboração do projeto. Lajeado obteve o melhor desempenho na análise dos indicadores por possuir amplo ecossistema de inovação e incentivo ao empreendedorismo, destacando-se o Pro_Move. 

Pro_Move Saúde 

No início da pandemia, em 2020, o Pro_Move e a Prefeitura idealizaram o “Guia do Isolamento Domiciliar”, projeto que foi disseminado nas redes sociais com recomendações de como se prevenir da contaminação por coronavírus quando há alguém contaminado dentro de casa. São dicas de como evitar este contágio, que ocorre pelo contato pessoal próximo a pessoa infectada ou pelo contato com objetos e superfícies contaminadas. 

Market Place

O Pro_Move em conjunto com o CMTI, ACIL, Sindilojas e CDL, também esteve envolvido na viabilização de um Marketing Place, para contribuir com lojas e varejos em suas vendas no momento da pandemia. Com a ação, fomentou-se, em parceria com outras entidades da região, o comércio local. 

Divulgação

Logo ods-11