Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Em comemoração ao Dia do Teatro, Centro Cultural Univates recebe destaque entre obras arquitetônicas do Brasil

Postado as 18/09/2021 14:29:49

Por Nicole Morás

Lucas George Wendt

Neste domingo, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro. Para celebrar a data, a versão brasileira do ArchDaily, o site de arquitetura mais visitado do mundo, elaborou uma lista das obras arquitetônicas culturais de destaque no Brasil e, entre elas, o Centro Cultural Univates figura entre as obras de referência nacional.

O complexo arquitetônico foi inaugurado em 2014 com projeto assinado por Camila Mirapalhete, da Tartan Arquitetura. A proposta do local consistiu no cruzamento de dois eixos conceituais que representam a passagem do tempo e a comunidade berço da Instituição, trazendo a ideia arquitetônica de livros abertos em direção ao céu.Na apresentação do projeto ao portal, consta que o Centro Cultural “é um espaço generoso, repleto de possibilidades e percursos, permeado de trajetos por onde será possível transpor a praça de forma natural e cotidiana, aproximando os setores do campus. Um convite ao pensamento livre, sonhos, devaneios”.

Muito além da estrutura arquitetônica

Nicole Morás

Espetáculo MacBeth

 

Desde o dia 3 de maio de 2014, o Teatro do Centro Cultural Univates já recebeu 415 eventos. Desses, cerca de 200 foram eventos culturais, como apresentações teatrais, shows com bandas e espetáculos de dança. Pelo palco do Teatro Univates já passaram nomes como Gilberto Gil e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na inauguração, o grupo do Ballet Bolshoi, o espetáculo MacBeth com Thiago Lacerda, os músicos Tiago Iorc e Zé Ramalho, as bandas Jota Quest e Roupa Nova, e atrizes como Claudia Raia e Fernanda Souza, além de palestrantes como Leonardo Boff, a Monja Coen, e muitos artistas locais. Além de promover eventos culturais para o Vale do Taquari, o Teatro Univates também tem contribuído para a formação de público. Em sete anos de atividades, o Teatro já teve mais de 500 mil espectadores.

Referência no Arch Daily desde 2016

Ana Luisa Mattos Reckziegel

Em concurso realizado pela Arch Daily em 2016, o Centro Cultural Univates foi selecionado entre as 100 obras de arquitetura mais importantes do Brasil. Desde lá, o projeto tem ganhado destaque em diversas publicações especializadas. Além do complexo arquitetônico da Instituição, fizeram parte da seleção obras de todas as categorias, desde casas até centros culturais.

O Teatro Univates

Nicole Morás

Inaugurado em 2014, com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, o Centro Cultural Univates é composto pelo Teatro e pela Biblioteca Univates. O Teatro Univates é um dos maiores do Rio Grande do Sul e tornou-se referência arquitetônica, artística e cultural, levando o nome da cidade de Lajeado e região à rota das maiores atrações do país. No Teatro, a estrutura moderna permite a realização de todos os tipos de espetáculos. Os projetos cênicos, de iluminação e de sonorização do local foram elaborados por uma empresa de São Paulo, responsável pela produção cenotécnica dos maiores e mais renomados teatros do país. Também o projeto de climatização foi desenvolvido por uma empresa conceituada do RS. Além disso, o espaço conta com camarins individuais e coletivos, coxias, quartelada, urdimentos, varandas de manobra, passarelas de iluminação técnica e doca seca – estrutura presente em poucos teatros do Brasil.