Reitoria realizou cerca de 40 encontros com estudantes ao longo do ano

Postado as 06/12/2021 13:40:52

Por Lucas George Wendt

A  Univates busca, continuamente, ampliar os espaços de participação dos estudantes. Para isso, a Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates, composta pelos professores Evania Schneider, reitora; Fernanda Storck Pinheiro, vice-reitora e pró-reitora de Ensino; e Carlos Candido da Silva Cyrne, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, esteve engajada ao longo do ano em diversos encontros com estudantes e representantes estudantis.

Com o Diretório Central de Estudantes (DCE), entre fevereiro e março foram realizados 10 encontros para tratar de temas de interesse para o DCE e para os estudantes da Universidade.

As reuniões da Reitoria com estudantes corresponderam a 11 encontros em 2021. As reuniões da Reitoria com discentes dos cursos de graduação e técnicos são um momento importante para a Autoavaliação dos cursos da Univates.

Nesses encontros, os estudantes dispõem de mais um momento para encaminhar novas solicitações, tirar dúvidas ou destacar pontos positivos de ações realizadas pela Instituição, contribuindo ativamente para a manutenção e a melhoria contínua das práticas didático-pedagógicas, de gestão e de avaliação da Universidade.

Com os diretórios acadêmicos (DAs) foi realizado um encontro sobre liderança, em parceira com o DCE, e uma reunião específica em fevereiro.  A reitora, professora Evania Schneider, também participou de aulas de 15 diferentes turmas ao longo do ano conversando sobre os estudantes sobre liderança e protagonismo estudantil.

Um evento em simultâneo realizado para estudantes do Centro de Educação Profissional (CEP) contou com a participação de 22 turmas e de cerca de 400 estudantes.

A professora Evania Schneider avalia que os encontros realizados ao longo do ano foram muito produtivos. “Tivemos a oportunidade de escutar os estudantes, que participaram ativamente. Estes espaços de diálogo são importantíssimos, uma forma de a Univates estar mais perto dos estudantes. Buscamos envolver diferentes áreas para detalhar o que acontece com as considerações feitas pelos estudantes em relação à Universidade nestes momentos”, explica ela.