Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Complexo de laboratórios do Centro de Apoio ao Diagnóstico completa um ano

Postado as 13/05/2022 10:52:58

Por Natalia Nissen

Um dos mais modernos complexos de laboratórios do Sul do Brasil completou um ano de atividades na última segunda-feira, 10. O Centro de Apoio ao Diagnóstico é uma parceria do Saúde Univates e do Hospital Bruno Born (HBB) e promove uma nova experiência em saúde para a comunidade e a aproximação entre médicos e especialistas técnicos.

Segundo Aline Blankenheimer dos Santos, responsável pelos Laboratórios de Apoio ao Diagnóstico, quando o Laboratório de Análises Clínicas foi aberto, eram realizados cerca de 5 mil exames por mês. Após um ano, a média mensal de exames subiu para 52 mil, sendo a maior parte relacionada a coletas realizadas em pacientes do próprio HBB. 

Antônio Luiz Marini Marchi

O laboratório realiza diversos exames voltados à atenção básica à saúde, à prevenção de doenças e ao apoio a tratamentos médicos, como hemogramas, colesterol HDL, glicose, TGO e creatinina. “Ter um laboratório dentro do hospital torna o atendimento dos pacientes mais rápido e integrado. E, neste caso, também estamos falando de alta tecnologia para um diagnóstico preciso e, consequentemente, um tratamento mais assertivo para cada condição”, explica.

Aline também destaca que entre os principais diferenciais do Centro de Apoio ao Diagnóstico estão a tecnologia e a qualificação técnica empregada nos exames de biologia molecular. A partir da amplificação de genes específicos das amostras coletadas, é possível distinguir o tipo de microorganismo causador da doença e, assim, definir o melhor tratamento. 

Na avaliação molecular de painéis estão disponíveis os exames de painel de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), painel de sepse e painel respiratório. Já os exames de RT-PCR permitem o diagnóstico de dengue, zika, citomegalovírus, intolerância à lactose e fator de trombofilia, entre outros. Os resultados são entregues em até 72 horas úteis após a coleta.

Onde encontrar

O Centro de Apoio ao Diagnóstico está localizado no 13º andar do Centro de Tecnologia Avançada (CTA) do HBB, na rua Júlio de Castilhos, 940, no Centro de Lajeado. O complexo de laboratórios atende pacientes do próprio hospital e demais interessados em realizar exames com resultados rápidos e precisos. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h ao meio-dia.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3