Parceria entre Certel e Univates aprimora sistema de podas nas áreas de influência das redes elétricas

Postado as 23/11/2022 10:15:34

Por Assessoria de Imprensa da Certel

A proximidade de árvores às redes elétricas de média e baixa tensão, principalmente em períodos de vento e chuva, é um dos principais fatores que resulta na queda da energia elétrica e em possíveis danos elétricos nos equipamentos eletrônicos, além dos impactos negativos que a falta de energia gera em nível residencial e no meio rural.

Dessa forma, a distribuição de energia elétrica sem falhas depende da mobilização otimizada de um sistema de informações de podas, que envolve conhecer as áreas de maior vulnerabilidade, destinar orçamento suficiente e mobilizar equipes para realizar os serviços de podas com a frequência necessária e nos locais mais prioritários. Essa tarefa aumenta quando a extensão das redes é de milhares de quilômetros.

Uma parceria de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico foi firmada entre a Certel e a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por intermédio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, para desenvolver um estudo, uma concepção conceitual e uma ferramenta tecnológica para identificar os locais em que as podas de árvores próximas às redes elétricas são mais urgentes.

A entrega técnica do modelo conceitual e da ferramenta tecnológica para a Cooperativa Certel ocorreu no dia 26 de setembro. A coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini, observou que a solução proposta é fruto de um estudo multidisciplinar de mais de um ano, sendo incorporadas informações digitais da região de abrangência das redes elétricas da Certel.

Além das informações do sistema elétrico e do histórico das falhas elétricas da Certel, foram utilizadas informações digitais do uso e cobertura do solo, da altura da vegetação e da declividade do terreno dos 48 municípios abrangidos pela Certel, que foram integrados pelo geoprocessamento em uma análise por múltiplos critérios, resultando na solução tecnológica que foi implantada no Google Earth Engine.

“O que fizemos foi olhar para todos os dados que a Certel já possuía, pensar na perspectiva da legislação, das condições ambientais e das demais variáveis fundamentais para a tomada de decisão. Assim, organizamos uma solução tecnológica e gerencial das redes elétricas, complementar ao excelente sistema que a Certel já utiliza, principalmente direcionada para os locais e a frequência das podas, possibilitando uma gestão mais qualificada para a melhor tomada de decisão em termos de atendimento aos consumidores, principalmente para que não ocorram falhas elétricas em função da vegetação”, salienta.

Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, a tecnologia vem para agilizar ainda mais o atendimento aos cerca de 80 mil associados que a Cooperativa tem distribuídos em 48 municípios. “É muito bom contarmos com esta sólida parceria, pois a Univates é uma referência em pesquisa e desenvolvimento de soluções dos mais variados gêneros. Poder contar com a sua expertise para alavancarmos a qualidade do nosso atendimento é motivo de grande alegria”, enaltece.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Juliano Schirmbeck e Rafael Eckhardt, com o envolvimento de bolsistas.

Logo ods