Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

No Tecnovates, incubada dá vida ao primeiro hub de franquias do Rio Grande do Sul

Postado as 08/12/2020 08:17:09

Por Lucas George Wendt

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Incubadora Tecnológica (Inovates) e do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), surgiu recentemente uma ideia inovadora que vem sendo desenvolvida por uma empresa incubada concebida no local: o Hub Franchising do Sul, cujo objetivo é desenvolver o ecossistema de franquias no Sul do Brasil.  

O franchising ou franqueamento é um conceito da área de gestão. É um modelo de negócio que tem por base a relação entre alguém que cede os direitos de exploração comercial de uma marca de serviço ou produto, o franqueador, e alguém que investe, o franqueado, para levar aquele bem de consumo já criado a outros lugares e desenvolver o negócio gerando novos lucros. Franquias existem no mundo todo e cobrem os mais diferentes segmentos do mercado consumidor. 

A partir de suas experiências como diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e idealizador de uma franquia, o sócio-fundador do Hub Franchising do Sul Antonio Carlos Diel percebeu a necessidade que os gestores têm em qualificar o seu ingresso, expandir seus negócios e boas práticas na área do desenvolvimento de franquias. 

A finalidade do Hub é ser um centro de convergência de todos os agentes que atuam na ampla cadeia do franchising. A iniciativa vai conectar e aproximar empreendedores que atuam ou tenham interesse em trabalhar com franquias e potenciais fornecedores, prestadores de serviços e clientes.

Nicole Morás

Expectativas

A diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, professora Simone Stülp, destaca a iniciativa como muito positiva. “Está sendo muito comemorada a conexão do Hub Franchising do Sul com o Tecnovates e a Univates, primeiro por ser um empreendimento de caráter inovador, no qual é propiciada a troca de novas experiências e perspectivas com as demais empresas de nosso ambiente de inovação e com os alunos e professores da Univates, constituindo-se em um espaço de aprendizagem”, explica.

Como expectativa, a partir do vínculo do Hub com o Tecnovates, está a aproximação de outros empreendedores e ideias inovadoras na perspectiva do franchising. “O que se quer é o fortalecimento do setor, caminhando no sentido de consolidar o conceito de uma região dos Vales mais inovadora e empreendedora”, revela. Para Simone, já há uma tradição de franquias nos Vales, com possibilidade de consolidação dessa cultura em vários empreendimentos. “Portanto, ter a constituição de um Hub com essas características reforça e aprofunda nossos laços e possibilita o fortalecimento dessa importante modalidade de negócios”.

Conforme Diel, a expectativa em torno do projeto é muito grande. “O franchising do Brasil é referência para o mundo. Por meio do Hub, a ideia é replicar negócios bons da região que podem ser facilmente expandidos, criando redes no País todo”. A busca é por atrair pessoas qualificadas para o franchising na região, auxiliando na criação de empresas de alto impacto e fortalecendo os negócios no Vale do Taquari. 

O plano de expansão inclui diversas atividades ao longo dos próximos dois anos. O negócio do grupo está organizado em cinco diferentes frentes. 

Fábrica de franquias

Um dos focos é a criação de novos negócios para crescerem pelo franchising. Os empreendedores qualificam a iniciativa como única no Brasil. Diel comenta que a Fábrica vai ter o foco voltado aos negócios da região e a organizações que queiram ampliar sua área de atuação para outros locais, inclusive para o exterior.

Bolsa de franquias

A Bolsa vai funcionar como um local onde unidades franqueadas em operação podem ser repassadas para empreendedores que queiram desenvolver os negócios. Os sócios desconhecem outro projeto similar no Brasil.  

Parceria entre franquias

Este braço do Hub tem como objetivo otimizar a logística, ações mercadológicas, treinamentos e acompanhamento da rede entre os franqueadores. 

Universidade Franchising do Sul

O Hub situa-se em um Parque Tecnológico, que, por sua vez, é parte de uma Universidade. Dessa forma, a conexão entre a empresa e a academia vai acontecer por meio da pesquisa e da formação de pessoas no universo do franchising. A previsão é de que um curso de MBA em Gestão de Franquias, na modalidade a distância, seja lançado no primeiro semestre de 2021. 

Serviços de alta performance

Por meio deste braço o Hub propõe a homologação de fornecedores de serviços especializados no franchising. 

Ação social

Todas as ações que envolvem o Hub devem prever impacto social ou ambiental. Essa é uma das iniciativas que vão qualificar o Hub Franchising do Sul como um agente ativo na promoção da sustentabilidade. 

Para saber mais informações sobre o Hub Franchising do Sul, acesse http://hubfranchisingdosul.com.br/

 

Logo ods-8