Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sete novas empresas tornam-se incubadas na Inovates

Postado as 21/12/2021 09:25:15

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Valência e avaliadores

Sete novos negócios tornaram-se incubados na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates): Ko.Lab, Archipro, Screen Car, 7 Way Educacional, Recic, Valência e Hub Franchising do Sul. As empresas apresentaram seus projetos presencialmente nas tardes dos últimos dias 14 e 16 e foram aprovadas por uma banca de avaliação formada por membros do Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), ao qual a Inovates é vinculada. Atualmente a Inovates conta com 16 empresas pré-incubadas e 16 incubadas.

Durante a banca os empreendedores, que passaram pelo processo de pré-incubação, apresentaram o planejamento de suas empresas, em que foram avaliados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e/ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico e gerencial dos sócios. 

As bancas avaliadoras contaram com a participação do gestor da Inovates, Michel Machado; Gilmar Neitzke, representando a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT); Alex Roveda e Rodrigo Oliveira, representando o Taquari Valley; Angela Maria Haberkamp, representando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Univates; Gustavo Greve, representado o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologias (Nitt) da Instituição; Liane Klein, representando o Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo; Edi Fassini, representando o Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates; e Eduardo Sehnem, representando a área de Ciências da Vida da Instituição. 

Para o gestor da Inovates, a avaliação na “banca é o momento de validação não só do negócio, mas do processo de incubação, em que são demonstrados todo o esforço dos empreendedores no período e o resultado do apoio da Inovates por meio de mentorias, dos treinamentos, das atividades de pesquisa e desenvolvimento das empresas e da interação dos empresários com diversas disciplinas da Univates”, destaca Michel. 

Conheça as empresas e confira depoimentos dos empresários que passaram pelo processo de pré-incubação

Divulgação

Kolab e avaliadores

Kolab e avaliadores

Ko.Lab 

O empreendimento: a Ko.Lab é uma EdTech, startup da área da educação, que oferece uma plataforma de formação na área da Educação a Distância (EAD) por meio de podcasts para professores, alunos da educação básica e do ensino superior e profissionais de diversas áreas. 

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “Participar do processo de incubação foi uma experiência importante para a empresa. Foi muito bom poder contar com todo o auxílio da Univates, com as trocas com outros empreendedores, e ter acesso aos eventos e oportunidades de aprendizado oferecidos pela Instituição. A banca é a hora de maior angústia para o empreendedor, mas que serve também de grande aprendizado. É um alívio quando passamos por esses momentos e podemos receber respostas positivas sobre nossas ideias e projetos”, explica Bernardo Marques de Siqueira. 

Divulgação

Archipro e avaliadores

Archipro e avaliadores

Archipro

O empreendimento: a Archipro é uma escola de negócios para arquitetos. O objetivo é ensinar jovens profissionais que querem empreender a ingressar no mercado da construção civil. 

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “A banca foi desafiadora, mas senti que estava preparada para falar sobre o meu negócio. O processo foi de muitas ideias e dúvidas no início, mas com a ajuda dos mentores pude desenvolver meu plano de negócios”, esclarece Evelise Machado Ribeiro.  

Divulgação

Screen Car e avaliadores

Screen Car e avaliadores

Screen Car

O empreendimento: a Screen Car oferece telas digitais para divulgação em transportes de passageiros por aplicativo em todo o Rio Grande do Sul. 

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “Participar de todo o processo de pré-incubação foi incrível e de grande valor. Tive a oportunidade de receber mentoria de grandes nomes nas áreas de gestão, finanças, tecnologia e desenvolvimento pessoal e ainda participar de projetos audiovisuais junto a turmas da Univates, recebendo materiais como vídeo institucional e anúncios em áudio para veicular em rádio, todos personalizados para o meu negócio. Para quem está começando um projeto, toda essa ajuda é de extrema importância. Só tenho a agradecer ao Tecnovates por todo o apoio até aqui”, indica Rafael Santos Martins. 

Divulgação

7 Way Educacional e avaliadores

7 Way Educacional e avaliadores

7 Way Educacional

O empreendimento: a 7 Way Educacional é uma empresa de educação financeira e desenvolvimento humano. 

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “A participação na banca é um momento em que se apresenta o plano de negócios para profissionais que contribuem para a melhoria contínua na busca de resultados eficazes e efetivos”, descreve Fabiana Maria Mallmann. 

Divulgação

Recic e avaliadores

Recic e avaliadores

Recic

O empreendimento: a Recic é um negócio de impacto socioambiental que auxilia os geradores a destinarem corretamente os seus resíduos por meio da compostagem e reciclagem.

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “Inicialmente estava nervosa pela responsabilidade de representar a Recic e preocupada em fazer com que a banca entendesse o nosso trabalho e acreditasse que a empresa tem potencial para crescer no mercado. Passados alguns minutos, o nervosismo e a preocupação passaram e apresentei o que somos e em que acreditamos. Foi um momento muito especial para a Recic e para mim. Ficamos felizes com o resultado. O processo de pré-incubação auxiliou no desenvolvimento e alinhamento dos valores e propósito da Recic, iniciamos com uma ideia mais abrangente e aos poucos fomos modelando a empresa. A participação em algumas disciplinas da graduação, as sugestões, dicas e ideias dos mentores nos ajudaram a perceber o que estava faltando e o que precisávamos melhorar como empresa para enriquecer a nossa caminhada”, comenta Luana Vanessa Hermes.

Divulgação

Valência e avaliadores

Valência e avaliadores

Valência

O empreendimento: a Valência promove soluções energéticas sustentáveis, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, difundindo a energia solar e a eletromobilidade.

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “Passar em um processo de seleção de uma instituição renomada é sempre motivo de orgulho, reforça nossos valores e nos dá ainda mais certeza de que estamos no caminho certo”, relata Thiago Lemes de Sá.

Divulgação

Hub Franchising do Sul e avaliadores

Hub Franchising do Sul e avaliadores

Hub Franchising do Sul

O empreendimento: o Hub Franchising do Sul e seus braços – Bolsa de Franquias e Fábrica de Franquias – têm o propósito de gerar valor para empresas e empresários e despertar empresas e investidores para as oportunidades do segmento de franchising. A Bolsa de Franquias trabalha com o repasse (compra e venda de franquias em operação), estimulando negócios já em andamento. A Fábrica tem o propósito de apoiar empresas ou ideias para aceleração de crescimento por meio do franchising. Desenvolve a modelagem do negócio, estrutura do projeto, implantação e operação da unidade piloto e apoio na expansão do negócio.Tem a expectativa de gerar e implantar 30 novas franqueadoras em Lajeado e região nos próximos 5 anos. A missão do Hub Franchising do Sul é ser o maior polo de franquias do Rio Grande do Sul.

Relato sobre o processo de incubação na Inovates: “Ter o apoio da Inovates na implantação do projeto traz um sentimento de muita alegria e orgulho por ter uma fantástica estrutura humana, física e tecnológica”, destaca Antônio Carlos Diel. 

Logo ods