Tecnovates recebe pesquisadora alemã

Postado em 28/02/2018 15h01min e atualizado em 01/03/2018 09h37min

Por Elise Bozzetto

Por meio de convênio com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) do Rio Grande do Sul, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) realiza, desde 2015, uma série de atividades voltadas à ampliação do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Lácteos. O convênio prevê consolidar e complementar a estrutura física do Tecnovates, desenvolvendo, em parceria com as empresas, projetos de pesquisa e desenvolvimento, novos produtos lácteos e novas metodologias de detecção de contaminantes e fraudes. A iniciativa também busca promover a interação e articulação do Parque e de sua mantenedora com as empresas, de forma a propiciar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, colaborando para a ampliação da competitividade das empresas e o desenvolvimento regional.

Heike Kahlert é do Instituto de Bioquímica da Universidade de Greifswald

Nicole Morás

Como parte do convênio, nesta semana o Tecnovates recebeu a pesquisadora doutora Heike Kahlert, do Instituto de Bioquímica da Universidade de Greifswald, da Alemanha. Pela primeira vez no Brasil, ela apresentou a experiência alemã na área e conheceu os estudos desenvolvidos na Univates. De acordo com o professor doutor Maurício Hilgemann, o encontro possibilitou a troca de experiências entre os pesquisadores.

Pelo mesmo projeto, na próxima quinta-feira, dia 8, a partir das 13h15min, no auditório do Tecnovates, ocorre a palestra “Aplicação de espectroscopia de infravermelho na detecção de adulterantes de leite”, com o professor doutor Eduardo Ethur e com o doutor Vinícius Ilha. Na sequência, o professor doutor Uwe Schröder trata sobre a aplicação de sistemas bioeletroquímicos em efluentes com alta carga orgânica. Após, a partir das 19h, no auditório do Prédio 9, o doutor Maurício Hilgemann aborda técnicas eletroquímicas aplicadas na remoção de nitrogênio e fósforo. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Mais informações sobre o projeto e o evento da próxima quinta-feira podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5870, ou pelo e-mail tecnovates@univates.br.

Pesquisadora palestra para estudantes

Aproveitando a presença de Heike na Instituição, os estudantes dos Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) participaram da palestra “Interaction of radicals with modified and unmodified electrodes and electrochemical determination of radical scavenger activities” na última terça-feira, 27, no auditório do Prédio 16.