APL de TI/Ativales realiza ciclo de palestras de TI no Tecnovates

Postado em 18/04/2018 09h e atualizado em 19/04/2018 19h01min

Por Da Redação

Nicole Morás

O auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), vinculado à Univates, recebe no dia 26 de abril, um evento voltado para as empresas de tecnologia de informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Trata-se do Ciclo de Palestras, um dos primeiros a ser realizado no Vale do Taquari pelo Arranjo Produtivo Local de TI.

O ciclo inicia às 9h, com coffee break, em seguida haverá a apresentação do Tecnovates pela professora e coordenadora administrativa, Cíntia Agostini. Após, o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales), Eduardo Bitencourt, vai falar sobre a atuação da entidade, enquanto que o coordenador Jesus Edemir Rodrigues, em nome da entidade gestora, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), irá abordar a política de APLs no Estado, especialmente a implantação do APL de TI.

Por fim, a empresa Sol7, de Lajeado, por intermédio de Augusto Fleck e Everton Lenz, vai apresentar o case referente ao uso da ferramenta da IBM Watson.

O presidente da Ativales, Eduardo Bitencourt, destaca que este evento será um marco importante para a entidade. “Queremos atrair cada vez mais empresas e entidades para a nossa associação e contar com uma parceria importante como a do Parque Tecnológico da Univates para receber este ciclo de palestras será fundamental para intensificar este contato com as empresas do Vale do Taquari”, citou. O gestor do APL de TI, Jesus Edemir Rodrigues, salienta que o objetivo é proporcionar às empresas momentos de integração e troca de ideias a fim de fomentar ainda mais o setor.

Troca de informações

A coordenadora administrativa do Tecnovates, Cintia Agostini, reconhece a importância da criação do arranjo produtivo local para as empresas de tecnologia de informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo. “É essencial para que as empresas possam crescer, trocar informações e fomentar novos processos. A Ativales vem para agregar valor a todos os negócios, fomentando a cadeia de TI nos Vales, que é muito dinâmica, mas que tem muito a crescer”, observa. Cintia Agostini complementa que para a região é fundamental contar com profissionais qualificados no setor de TI a fim de agregar valor e renda para atender ao mercado em escala nacional e internacional.

Em relação aos parques tecnológicos, ela destaca que um dos objetivos é o de mediar a qualificação e o desenvolvimento das empresas. “Queremos servir de suporte para a qualificação e o acesso a editais, informações e novas experiências, servindo de alavanca para poderem crescer junto com a universidade”, citou.

O quê: Ciclo de Palestras da Ativales – APL TI
Data: 26/04/2018
Horário: 9h
Local: Auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – prédio 20