Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

InovaTecnovates apresenta programação com destaque na área de alimentos

Postado as 2018-10-30 13:24:52

Por Natália Bottoni

Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

Com foco na área de alimentos, a 3ª edição do InovaTecnovates ocorre, nos dias 6 e 28 de novembro, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O evento visa a qualificar empresas desse segmento com foco em novas tecnologias de processamento e embalagens, boas práticas de produção, legislação atual e técnicas para avaliação de tempo de prateleira. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

O encontro possibilita a agregação de valor aos alimentos já produzidos na região, além de apresentar soluções para o desenvolvimento de novos produtos das empresas pré-incubadas e incubadas da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates). O evento é vinculado  com o projeto “Implantação do Laboratório de Práticas de Produção de Alimentos - Food”, conveniado com  a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

No dia 6 ocorre a atividade “Processamento de produtos cárneos e boas práticas de produção”, das 8h às 12h e das 13h às 19h, no miniauditório. A engenheira de alimentos Renata Hoffmeister irá tratar da estrutura e composição da carne, dos cortes de bovinos, de frango e suínos e do abate. A microbiologia e os aspectos físico-químicos da carne também estarão em pauta, além dos fluxogramas de processamento de alguns embutidos, legislação sobre regras de abate e padrões de produtos cárneos. No mesmo dia, das 18h às 22h, no auditório, será realizado o “Seminário de embalagens”. Tipos de embalagens, suas utilizações, tendências e legislações serão as questões levantadas pelo coordenador de desenvolvimento de produto da Brasilata, Marcelo Kern Junqueira.

No dia 28, das 8h às 12h e das 13h às 19h, ocorre o “Treinamento em teste acelerado de tempo de prateleira (Shelf Life)”, no miniauditório. A doutora em microbiologia agrícola e do ambiente Francielle Bücker irá falar das técnicas de avaliação de vida útil de alimentos e das tecnologias de preservação de alimentos. Interessados podem se inscrever em qualquer uma das três atividades separadamente. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7017.