17 de janeiro: 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari

Postado as 17/01/2019 08:31:50

Por Nicole Morás

Lucas George Wendt

O ano era 1969. No mundo, os Estados Unidos chegavam à lua e o Festival de Woodstock marcava a história da música. No Brasil vivia-se um período de ditadura sob a presidência do taquariense Artur da Costa e Silva e o Jornal Nacional tinha sua primeira exibição. Em Lajeado, a união de esforços dava início às atividades do ensino superior no Vale do Taquari. Mais precisamente no dia 17 de janeiro daquele ano, quando foi assinada a portaria para o funcionamento do curso de Letras em Lajeado.

Desde então, já são cinco décadas em que a história da região se confunde com a da Universidade do Vale do Taquari. Para o reitor, Ney José Lazzari, a Univates é importante para o desenvolvimento da educação no Vale.

Elise Bozzetto

“O Vale, na mesma medida, é importante para o desenvolvimento da Univates. Uma instituição que ultrapassa gerações não o faz com sucesso se não construir uma rede mútua de apoio, cooperação e crescimento. O que temos hoje é fruto de uma profícua interação entre uma organização regional e seu meio", avalia Lazzari.

Divulgação

Para Marisa Martins Hädrich, presidente da Faceat na gestão 1985 e da Fates na gestão 1990, a Univates surgiu como um pilar agregador, como esteio de desenvolvimento. “Alicerçou e alicerça o fazer educacional universitário com a cultura do Vale do Taquari, sempre respeitando pluralidades, divergências, diferenças conceituais e ideológicas. Duas palavras, união e paixão, por 50 anos, vêm amalgamando a edificação simbólica da Univates como referencial de uma região”, declara.

Lucas George Wendt

Para a estudante do curso de Ciências Contábeis Elisa Santin de Oliveira, a Univates é o lugar onde ela cresceu e aperfeiçoou seus conhecimentos. “Sou muito grata à Instituição por tudo o que ela me proporcionou. Hoje quem se refere ao Vale do Taquari lembra da Univates, por ser referência em ensino, tecnologia e saúde. Para o Vale, é muito mais do que Universidade, sendo também seu coração”, afirma.

Para comemorar essa história, ao longo de 2019, a Univates prepara diversas ações baseadas em quatro pilares que representam a atuação da Instituição: educação, desenvolvimento regional, inovação e comunidade.

Além disso, foi lançado um site especial nesta quinta-feira, 17, disponível no link www.univates.br/50anos. Lá serão publicados conteúdos alusivos à história da instituição, depoimentos e atividades comemorativas.

Histórico

1964 - Criação da instituição comunitária: a Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).

1968 - Implantação da extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Lajeado.

1969 - Início do Ensino Superior em Lajeado, com os cursos de Letras, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

1972 - Criação da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates).

1975 - Criação da Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat) e da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat).

1997 - Fusão das faculdades na UNIVATES (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior).

1999 - Credenciamento da Univates como Centro Universitário.

2000 - Substituição da Fates pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

2017 - Credenciamento como Universidade do Vale do Taquari - Univates.