Univates é uma das entidades apoiadoras do LabiLá, laboratório de inovação de Lajeado

Postado as 10/05/2021 11:12:52

Por Redações da Prefeitura de Lajeado e Univates

Maiara Rovêa

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, é uma das entidades apoiadoras da iniciativa que institui o LabiLá - Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado. O espaço foi pensado para promover a inovação, a cocriação e testagem de novas ideias, com foco em melhorias ao cidadão e qualificação dos serviços prestados pela administração pública e foi lançado na última terça-feira, 4. O evento contou com a participação do presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - Fuvates, professor Ney José Lazzari e da coordenadora administrativa do Tecnovates, professora Simone Stülp.

O LabiLá funcionará junto à Praça do Chafariz, no Centro Histórico da cidade, e contribuirá também para revitalizar esta área do município. No ato de apresentação do laboratório, foram assinados dois decretos que tratam de inovação e dois termos de cooperação com hubs de inovação da região. O conjunto de ações é inédito no Estado e integra as ações da chamada hélice de governo do Pro_Move Lajeado.

Maiara Rovêa

Para integrar o novo LabiLá com outros espaços de inovação já atuantes no município, a Prefeitura assinou termos de cooperação com duas entidades que já atuam voltadas às áreas de inovação e tecnologia. O Tecnovates e o Vibee – Hub de Inovação da Unimed VTRP firmaram parceria com o município para cooperação técnica para apoiar os processos a serem realizados pelo LabiLá e para testar a aplicação de soluções desenvolvidas nos seus espaços de inovação dentro das secretarias municipais ou áreas relacionadas ao governo.

Conforme a professora Simone, é importante, na constituição do Pro_Move Lajeado, que outras organizações e entidades que integram a quádrupla hélice criem espaços de inovação. “O Tecnovates é parceiro da criação novos destes espaços e pretende trocar experiências e fazer com que os projetos desenvolvidos aqui no Parque possam interagir com este laboratório de inovação governamental e social”, diz ela.

Neste hub de inovação pública, além do laboratório exclusivo para atender projetos de inovação das secretarias de governo, já estão confirmados a instalação do escritório do Pacto Lajeado pela Paz e do Programa Federal Lab 4.0, coordenados pelo governo municipal, e da AGIL (Agência de Desenvolvimento Local), fruto da união entre poder público, empresas e universidade por meio do Pro_Move. A ideia é também trazer para dentro do laboratório empresas, cooperativas e instituições que queiram desenvolver projetos de inovação social na cidade ou região. Enquanto o LabiLá não está concluído, o espaço de inovação funcionará em uma sala cedida pela Unimed VTRP, que funcionará no prédio da entidade no Centro de Lajeado.

Saiba mais sobre

O galpão onde ficará instalado o LabiLá é um espaço de 395 metros quadrados com pátio aberto de 327 metros quadrados, localizado em frente à Praça do Chafariz. O prédio está com o processo de aluguel sendo finalizado pela Prefeitura e passará por uma remodelação nos próximos meses para receber espaço de oficinas, salas de reuniões, zonas criativas, estações de trabalho, banheiros, espaços multiuso e de descanso. Será um lugar aberto à comunidade para pensar formas de melhorar a cidade.