Lucas George Wendt

Tecnovates: sete anos do ambiente de inovação do Vale

Postado as 05/07/2021 10:38:04

Por Cintia Agostini, gestora de relacionamento e negócios do Tecnovates

No sábado passado, dia 26 de junho, nosso Tecnovates - Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari completou 7 anos de uma estrutura dedicada às parcerias e novos negócios. Desde então, a Univates, através do Tecnovates, oferta à região e a todo Estado do Rio Grande do Sul, um ambiente de inovação, com pesquisadores e infraestrutura à disposição para a pesquisa, o desenvolvimento e a geração de negócios inovadores.

São mais de 70 parceiros que estão conosco e mais de 20 projetos de empresas e organizações ativos nesse momento. Da ideia até a implementação nos negócios, o Parque atua intermediando o desenvolvimento de produtos, serviços, processos inovadores ou contribui, via Incubadora Tecnológica, da ideação, validação até a consolidação de negócios, sejam estes de alunos, professores e da comunidade do Vale do Taquari.

Lucas George Wendt

Inovação, apesar de um termo já apropriado por muitos, mantém tantos outros distante. No entanto, a inovação não precisa estar somente nas grandes mudanças que concebemos, na mudança da forma de nos comunicarmos, de nos transportarmos, de assistirmos filmes ou nos hospedar, mas está naquilo que são as melhorias contínuas efetivadas nos pequenos e grandes negócios.

Mais de 80% das inovações são aquelas melhorias chamadas de inovações e que, a partir das parcerias entre as organizações privadas, públicas e o Tecnovates são viabilizadas. São novos produtos, processos e serviços nas áreas chamadas prioritárias em tecnologias de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias de saúde, utilizando como áreas transversais, a tecnologia da informação, da automação, da indústria criativa e do mercado.

Espaços de pesquisa, espaço de troca, espaço de negócios, isso é viabilizado no Tecnovates enquanto ambiente de inovação da Univates para o Vale do Taquari. Cada ano que passa iremos comemorar a consolidação do nosso Parque, pois é fundamental todos os empreendedores estaduais e nacionais contribuírem para a conversão de tantas ideias que temos circulando no país, para o desenvolvimento de novos negócios e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que contribuem para que nos tornemos mais competitivos, mais produtivos, diferenciados e diferenciadores.

Isso só é possível com todos os movimentos que acontecem em nossa região, no Estado e no País, em prol da inovação, e o papel do nosso Tecnovates é aproximar empreendedores e o conhecimento produzido na Univates, para que tenhamos resultados em prol do desenvolvimento dos negócios e do território nos quais estes estão inseridos, ou seja, desenvolvimento de toda nossa comunidade. Vida longa ao Tecnovates e muito obrigada a todos parceiros!

Texto originalmente publicado como artigo de opinião em A Hora.

Logo ods-9