Univates e Instituto Caldeira assinam convênio

Postado as 23/07/2021 09:54:47

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Instituto Caldeira firmaram um convênio na última quinta-feira, 22, que tem como objetivo a união de esforços entre as duas entidades para promover ações voltadas a fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de um ambiente de inovação. Com isso, a Univates é a primeira universidade do interior do Rio Grande do Sul a se aproximar do ambiente de inovação da capital do Estado.

A assinatura do convênio, com validade de dois anos, ocorreu na sede do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com a participação da reitora da Univates, professora Evania Schneider, e do presidente do Instituto Caldeira, Marciano Testa, CEO e fundador do Agibank.

Conforme Evania, a celebração do convênio é uma oportunidade de fazer a conexão entre Lajeado e Porto Alegre para aproximar as iniciativas de inovação relacionadas às áreas de alimentos, saúde, tecnologia e startups que são desenvolvidas principalmente no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

A assinatura do convênio fortalece a atuação da Univates e do Tecnovates no âmbito do Movimento Pro_Move Lajeado. Também estiveram presentes no evento o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Ney José Lazzari; a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp; o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker; a coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Lajeado, Mariela Portz; o consultor do Pro_Move, Albano Mayer; o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local, Cristiano Zanin; e o diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valerio.

Prefeitura também assinou convênio

Na quinta-feira uma equipe da Prefeitura de Lajeado também esteve em Porto Alegre para firmar parceria com o Instituto Caldeira. A cooperação foi estabelecida por meio de um protocolo de intenções. A ação faz parte dos movimentos do Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá), que integra o Programa Pro_Move Lajeado.

O objetivo da parceria é somar esforços para incentivar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de ambientes de inovação em Lajeado, como o Labilá, um espaço que está sendo organizado para promover a inovação, a cocriação e testagem de novas ideias. O protocolo de intenções tem vigência de 12 meses, podendo ser renovado enquanto for necessário.

Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira é um hub que reúne iniciativas e parceiros ligados à nova economia. A organização conecta empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios e no fomento do ecossistema gaúcho.

É uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul, promovendo a inovação e conectando todos que são apaixonados pelo tema.