Com parceria da Univates, Teutônia adere ao maior Projeto Jovem Empreendedor da América Latina

Postado as 07/04/2022 15:04:44

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Prefeitura de Teutônia

A Prefeitura de Teutônia, por meio das Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, foi a primeira no Vale do Taquari a aderir ao maior Projeto Jovem Empreendedor da América Latina, desenvolvido pelo Instituto Manager em parceria com as empresas Google, XP Investimentos e Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o objetivo de formar jovens empreendedores. O lançamento para os jovens selecionados para participar, e seus responsáveis legais, ocorreu na quarta-feira, dia 30 de março, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia.

O projeto terá duração de 12 meses, com aulas 100% presenciais, ministradas por professores da Univates, para formação em 25 cursos, os quais têm certificação com chave de autenticidade nacional, ocorrendo o ensino de forma personalizada por estudante, por meio de metodologia própria. Basicamente, os alunos terão que identificar uma necessidade de uma empresa e desenvolver um projeto, sobre o qual irão trabalhar ao longo do curso.

O principal objetivo é fomentar o empreendedorismo entre os jovens, a partir do conhecimento sobre o mercado de trabalho, apresentando a realidade e o cenário atual, a fim de proporcionar um ensino transformador na vida dos alunos e suas famílias. Seja qual for a profissão escolhida no futuro, em algum momento o jovem precisará da habilidade empreendedora, a qual será desenvolvida no projeto.

Para participar do projeto as equipes diretivas das escolas municipais selecionaram 60 jovens, do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, de acordo com o desempenho e rendimento escolar, considerando também o histórico dos estudantes.

Ao finalizar o projeto

O aluno que decidir seguir com o projeto após o curso poderá incubar sua “empresa” no Tecnovates, caso seja aprovado. Além disso, ao longo dos 12 meses, será realizado um mapeamento do potencial de cada aluno, que será compartilhado com as empresas da cidade.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, destacou a importância do projeto para a vida dos jovens. “Como professor sempre serei um defensor do conhecimento, da educação, das nossas crianças e jovens. Esta é uma oportunidade que poderá transformar vidas, o futuro desses adolescentes. É uma satisfação muito grande oferecer um projeto como este aos nossos jovens, além de cumprir mais uma das propostas do nosso programa de governo, e esperamos que eles possam aproveitar cada momento e usufruir de todo esse aprendizado”, ressaltou.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, parabenizou as secretarias pela iniciativa e destacou a importância do trabalho conjunto. “O Jovem Empreendedor nos foi apresentado em 2021, e foi por meio do trabalho conjunto entre as Secretarias de Juventude e Educação que foi possível viabilizar esse grande projeto. Se queremos construir um futuro melhor, uma cidade melhor, temos que iniciar isso agora, no presente. É isto que estamos fazendo, oferecendo oportunidades, além de cumprir com nossa palavra, com os compromissos que assumimos em nosso programa de governo”, concluiu.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4