Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação/south Summit

Comitiva da Univates apresenta ações desenvolvidas no Vale do Taquari no South Summit Brasil, em Porto Alegre

Postado as 05/05/2022 13:56:38

Por Lucas George Wendt

Uma comitiva da Universidade do Vale do Taquari - Univates está no South Summit Brasil, em Porto Alegre. Participam do evento cerca de 15 gestores da Universidade e Fundação Univates. Durante três dias, Porto Alegre sedia o evento, que ocorre fora de Madrid, na Espanha, pela primeira vez em 10 anos, entre 4 e 6 de maio. São esperadas mais de 15 mil pessoas no evento, que é um dos maiores do mundo na área de inovação.

O evento é uma plataforma global para inovação e conexões. Reúne startups, corporações e investidores visando a gerar resultados e negócios. Os inscritos são de aproximadamente 80 países. Estão confirmados no South Summit Brasil 526 palestrantes, que compartilharão experiências na área da inovação e tecnologia em diferentes segmentos. 

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, que acompanhou o primeiro dia do evento, destacou a participação expressiva do Vale do Taquari no South Summit, seja com o Pro_Move Lajeado, com empresas ou com o próprio Tecnovates. “Estamos construindo uma cidade, um Vale, um estado e um país melhores a partir da inovação e da tecnologia.  E a Univates se orgulha de fazer parte desse movimento. É um evento de grande aprendizado”, revelou. 

“Estamos falando que o Estado pretende se tornar referência em inovação no mundo e, para isso, traz para cá um evento como o South Summit”, explica a coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, professora Cintia Agostini. “Um evento como esse abre a perspectiva para encararmos a Univates como uma Universidade inovadora, olhando para as tecnologias educacionais, e como podemos acessá-las, e para a pesquisa e o desenvolvimento”, detalha Cíntia, em uma fala que abrange, além do Tecnovates, toda a Universidade. 

“Por isso temos, representando a Univates, diferentes áreas participando do evento, como, por exemplo, a área de Educação a Distância (EAD) se inspirando nas EdTechs, a área da Tecnologia da Informação, olhando para esses processos. É um grande ambiente de troca, de conhecimento e de networking. Em um evento como o South Summit, a Univates se coloca num ambiente de inovação e absorve movimentos que nele circulam”, finaliza a coordenadora. 

Fundação Univates 

A Fundação Univates esteve representada na programação do South Summit. O presidente, Ney José Lazzari, é um dos palestrantes do evento. No dia 5, às 9h, na atividade “Ecossistemas de inovação: cases do RS - Hélice, Pacto Alegre e Promove Lajeado (RS Innovation Stage)” ele esteve ao lado de Alsones Balestrin, secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Daniel M. Ely, vice-presidente executivo e CTO das Empresas Randon.  

Divulgação/Univates

Syntalgae

A Syntalgae, empresa de biotecnologia voltada à bioeconomia, empreendimento vinculado ao Tecnovates, é uma das 50 finalistas da competição de startups do South Summit Brasil. Foram selecionadas 50 empresas jurados, das quais 17 são gaúchas.

Cíntia Marchi-Seapdr/RS

RS FoodTech Alliance

Líderes do movimento Pro_Move Lajeado, por meio da Agil, Agência de Inovação de Lajeado, estão participando da articulação do RS FoodTech Alliance, rede de cooperação voltada para transformar o Rio Grande do Sul em polo de excelência em negócios inovadores na área de alimentos, tema de relevância para o Vale do Taquari. A FoodTech Alliance foi lançada no South Summit nesta manhã, 4. Participam da aliança os ecossistemas de inovação de Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande/Pelotas e Santa Maria.

“O Estado do Rio Grande do Sul é conhecido pela sua capacidade de geração de conhecimento, pelos seus talentos e espírito empreendedor, pelo seu cada vez mais rico ecossistema de inovação e pela potência de seu agronegócio. Esses ingredientes permitem que se imagine que o Rio Grande do Sul pode assumir papel relevante e protagonista numa cadeia de inovação em sistemas alimentares que está se consolidando como uma das mais importantes e impactantes no século XXI – a que envolve os novos negócios associados à cadeia de alimentação – as FoodTechs”, descreve o manifesto da iniciativa. 

A missão proposta pela Aliança é uma atuação conjunta e em sincronia para mapear potenciais, divulgar iniciativas, difundir boas práticas, estimular novos talentos por meio da educação formadora, desenhar políticas e programas de apoio, encontrar financiamento e apoiar na criação, desenvolvimento e expansão de negócios inovadores em todas as áreas dos sistemas alimentares. 

A visão envolve tornar o Rio Grande do Sul referência na geração de inovações associadas à produção, comercialização, qualificação e distribuição de alimentos, agregando uma nova camada de valor ao ecossistema do food system e promovendo alimentos e práticas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e seguras, que possam gerar renda, agregar valor a cadeias produtivas locais já existentes, promover redução do impacto ambiental e/ou contribuir para a mitigação da fome e melhor nutrição da população. 

Divulgação/Prefeitura de Lajeado

Pro_Move Lajeado no South Summit

O movimento Pro_Move Lajeado, articulado com a participação da Univates, tem um estande de destaque no evento. O prefeito Marcelo Caumo é um dos palestrantes, e apresentará a iniciativa. Com um estande inovador e que permitirá uma experiência imersiva passeando pelo município, a Prefeitura de Lajeado apresentará a cidade, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento do Brasil com o Pro_Move_Lajeado, na capital gaúcha. Os visitantes poderão escolher entre três passeios virtuais por Lajeado por meio de telas interativas em 360º, sentados dentro de um carro.

Divulgação/Univates

Tecnovates no South Summit

Em conjunto com outros Parques similares do RS, por iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict), o Tecnovates está presente no evento com um estande. “Estamos procurando demonstrar as possibilidades de parceria com o Tecnovates e as divulgando no ambiente de inovação”, explica Cintia. 

No último dia do evento
O início do terceiro dia de evento, 5, também vai contar com palestras com temas ligados ao investimento em soluções climatech e sustentabilidade (9h30min, Arena Stage), inovação e tecnologia na agricultura (9h30min, Corner Stage) e de oportunidades de financiamento para startups (10h, Demo Stage). Os ambientes emergentes de inovação em Porto Alegre serão o centro do debate que contará com nomes como a CEO da Nau Live Spaces, Camila Borelli e o professor da Univates Carlos Cândido da Silva Cyrne, na RS Innovation Mesa Interactiva, a partir das 10h30min. (Fonte: GZH)

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods