Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ko.Lab inicia venda de podcasts para formação de professores sobre a Base Nacional Comum Curricular

Postado as 29/09/2022 11:16:22

Por Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), do Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, é um espaço em que ideias se transformam em negócios inovadores. Entre as empresas incubadas na Inovates está a Ko.Lab - Laboratório Colaborativo de Educação, uma startup da área da educação, fundada em outubro de 2020. 

Bernardo Marques de Siqueira, gerente da Ko.Lab, explica que a empresa tem como foco a produção de conteúdo digital para formação de professores, especificamente para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e de conteúdos diversos para os alunos da educação básica e do ensino superior. A ideia do negócio surgiu a partir de trabalhos que Bernardo já tinha realizado na área da educação, especialmente com o uso do podcast como ferramenta de ensino. Para que esse projeto pessoal fosse ampliado e transformado em negócio, ele buscou apoio na Inovates. 

“A estrutura da Univates é essencial para nosso negócio. Não apenas na estrutura física, mas também todo o apoio e suporte do pessoal que trabalha no Parque. Além disso, a possibilidade de networking com outras empresas e empreendedores é fundamental. Para o Vale do Taquari, a Inovates significa desenvolvimento, pesquisa e inovação, ou seja, é certeza de crescimento para todos”, conta o gerente.

Em 2020, a empresa participou e foi contemplada em um edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o Techfuturo. O foco do edital eram projetos inovadores nas áreas estratégicas de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Com esse fomento, a startup conseguiu desenvolver uma plataforma que pode ser acessada pelo site e pelo aplicativo, disponível no sistema Android. Em 2022, a empresa está produzindo e iniciando as vendas de podcasts para formação de professores com foco na BNCC. 

“Nosso empreendimento contribui para o desenvolvimento da educação porque traz ferramentas e produção de conteúdos de valor para o mercado da educação. Além disso, é possível observar que a educação carece de produtos inovadores que sejam práticos e acessíveis, especialmente no que diz respeito à formação de professores”, afirma o gerente do negócio.

Para a gestora do Tecnovates, Cíntia Agostini, o apoio oferecido pela Inovates é para que os negócios consigam se tornar empreendimentos saudáveis. 

“Nós temos uma equipe de apoio que tem conhecimento de negócio, além de conhecimento técnico em diversos segmentos, para dar o suporte necessário e ajudar os empreendedores a darem seguimento àquilo que eles pretendem, da ideia até a validação e, por fim, a consolidação do empreendimento”, explica Cíntia. 

Bernardo projeta que daqui a cinco anos a empresa já esteja estabelecida no mercado da educação, especialmente na produção de conteúdo digital, e que seja uma referência na formação de professores e no desenvolvimento de projetos educacionais, firmando parcerias com instituições públicas e privadas. 

Logo ods