09/09/2020

Por: Tainá Drebes, Marion Ruis, Hans Fröder

Tipos de Bactérias

Bacillus cereus

O que é Bacillus cereus?

É um microrganismo mesófilo aeróbio, em forma de bastão, Gram-positivo, formador de esporos. Distribui-se amplamente no meio ambiente, tanto em sua forma de esporos como de células vegetativas. Contamina facilmente alimentos como grãos, cereais, vegetais, condimentos etc. e também animais, como produtos cárneos e lácteos. Consequentemente, os alimentos podem ser importantes veículos desse microrganismo.

O que são as doenças causadas por Bacillus cereus?

Bacillus cereus causa dois tipos de doença: gastroenterite diarreica e gastroenterite emética.

Campylobacter

O que é Campylobacter?

Campylobacter é um microrganismo Gram-negativo, geralmente de forma espiralada, não formador de esporos, que causa doença no homem e em animais. A maioria das infecções humanas é causada pelo Campylobacter jejuni. Esse microrganismo é comum em aves, que o hospedam sem ficarem doentes. Campylobacter é um microrganismo muito frágil, que não suporta a desidratação e a presença de oxigênio. O congelamento reduz o número de Campylobacter presente nas carnes cruas.

O que é a doença causada pelo Campylobacter?

É uma doença infecciosa, causada por várias espécies de bactérias do gênero Campylobacter, principalmente C. jejuni. Essa infecção geralmente ocorre na forma de casos isolados, mas pode também causar surtos, nos quais diversas pessoas ficam doentes ao mesmo tempo. As pessoas doentes apresentam diarreia, cólicas, dores abdominais e febre de 2 a 5 dias após a exposição ao microrganismo. A diarreia pode ser sanguinolenta e vir acompanhada de náusea e vômitos. A doença dura cerca de uma semana e raramente leva a pessoa à morte. Muitas pessoas que se infectam com Campylobacter não apresentam nenhum sintoma. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido, o Campylobacter pode entrar na corrente sanguínea e causar doenças graves.

Como as pessoas se infectam com Campylobacter?

O Campylobacter jejuni é um microrganismo que pode ser facilmente encontrado na água, alimentos e intestino do homem e da maioria dos animais domésticos e de vida livre. A maioria das doenças causadas por Campylobacter ocorre devido ao manuseio de carne de frango crua ou à ingestão de carne de frango crua ou malcozida. Um número relativamente pequeno de células vivas (menos de 500) de Campylobacter pode causar infecção em humanos. Uma das formas de se infectar é cortar carne de frango em uma tábua e, em seguida, usar a mesma tábua para cortar alimentos que serão consumidos crus ou pouco cozidos, como hortaliças e legumes, pois o Campylobacter presente na carne crua pode contaminar os outros alimentos. Esse microrganismo geralmente não é transmitido de pessoa para pessoa, mas isso pode ocorrer quando a pessoa doente é uma criança ou quando a diarreia é muito intensa. Grandes surtos de infecção por Campylobacter conhecidos foram causados por leite não pasteurizado e água contaminada. Os animais também podem ser infectados, e as pessoas podem adquirir a infecção por meio do contato com as fezes de cachorros e gatos doentes.

Cronobacter

O que é Cronobacter?

Cronobacter sp. é um patógeno oportunista da família Enterobacteriaceae. O organismo foi chamado de Enterobacter cloacae de pigmento amarelo até 1980, quando foi renomeado para Enterobacter sakazakii. Recentemente foi proposto um novo gênero Cronobacter para agrupar as diferentes espécies do grupo. Estas provocam uma infecção rara em recém-nascidos de baixo peso (menos de dois meses de idade). Os sintomas incluem irritabilidade, icterícia, respiração grunhida, temperatura corporal instável com infecção progredindo para meningite na maioria dos casos neonatais. A fonte primária e o principal veículo da transmissão é a fórmula infantil em pó reidratada. Cronobacter spp. tem sido encontrada em baixos níveis (tipicamente ≤3 organismos por 100 gramas) em amostras de fórmulas infantis em pó. O abuso no tempo-temperatura ou a contaminação pós-processo da fórmula são considerados as prováveis fontes do organismo.

Clostridium perfringens

O que é Clostridium perfringens?

Clostridium perfringens é um microrganismo em forma de bastão, Gram-positivo, produtor de esporos, pertencente ao gênero Clostridium. Trata-se de um microrganismo anaeróbio, amplamente distribuído na natureza (solo, água, intestino do homem e de animais), cuja resistência térmica pode ser bastante elevada, dependendo da cepa. Clostridium perfringens é capaz de produzir pelo menos 13 toxinas diferentes, e de acordo com as toxinas produzidas é classificado em cinco tipos toxigênicos diferentes, sendo o tipo A o mais frequentemente associado a doenças veiculadas por alimentos. Clostridium perfringens pertence ao grupo dos clostrídios sulfito-redutores, ou seja, é capaz de metabolizar sais de sulfito produzindo gás sulfídrico e sulfetos, facilmente detectáveis no laboratório microbiológico.

O que são as doenças causadas por Clostridium perfringens?

Clostridium perfringens pode causar infecção em vários órgãos e tecidos, como gangrena gasosa, infecções intra-abdominais, cutâneas e do tecido subcutâneo, e também intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar clássica é causada por uma enterotoxina produzida por Clostridium perfringens do tipo A. Essa enterotoxina é uma proteína formada durante o processo de esporulação no interior do intestino, causando interferência no transporte de água, sódio e cloretos através da mucosa intestinal. Uma característica peculiar dos surtos de intoxicação alimentar por C. perfringens é que eles frequentemente envolvem um número grande de pessoas simultaneamente. Há ainda uma outra forma de intoxicação alimentar, rara porém muito grave, causada por Clostridium perfringens do tipo C, denominada enterite necrótica.

Escherichia coli O157:H7

O que é Escherichia coli O157:H7?

Escherichia coli é um microrganismo presente no trato gastrointestinal dos animais de sangue quente, inclusive o homem, fazendo parte da flora intestinal normal. Escherichia coli é, na verdade, um grupo grande de microrganismos, subdivididos em mais de 160 tipos diferentes, de acordo com as características estruturais da sua superfície. Esses tipos são denominados sorotipos, identificados por letras e números. Entre todos os sorotipos, o sorotipo O157:H7 é especial porque é capaz de causar uma infecção intestinal que pode ser muito grave. Essa infecção é denominada enterocolite hemorrágica e pode ser causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

Quais são os sintomas da enterocolite por Escherichia coli O157:H7?

A enterocolite caracteriza-se por diarréia branda e sanguinolenta (colite hemorrágica). A colite pode se agravar e causar uma síndrome muito grave, denominada síndrome urêmica hemolítica (HUS em inglês), em crianças e adultos. Essa síndrome caracteriza-se por anemia hemolítica, trombocitopenia e falha renal aguda, que pode se estender a outros órgãos, inclusive ao sistema nervoso central.

Esporos

O que são esporos?

São estruturas de resistência das bactérias e, uma vez formados, permanecem em estado de dormência. Ao contrário das células vegetativas, não apresentam atividade metabólica e não se multiplicam, mas em condições favoráveis podem germinar e dar origem a novas células vegetativas. Suportam o congelamento, a desidratação, a irradiação, a presença de conservantes, o tratamento com desinfetantes e a exposição a altas temperaturas. Os ingredientes mais comumente utilizados na formulação de produtos comercialmente estéreis são leite cru, leite em pó, condimentos, amido, açúcar, frutas, sucos de frutas, vegetais e cereais. Os esporos podem ser aeróbios e anaeróbios mesófilos, aeróbios e anaeróbios termófilos, além dos esporos aeróbios termófilos do tipo flat sour.

Enterotoxinas estafilocócicas

As enterotoxinas estafilocócicas são uma das causas mais frequentes de intoxicação alimentar. Agem no intestino causando principalmente dores abdominais, diarreia e vômitos. Foram identificados sete tipos sorológicos distintos de enterotoxina estafilocócica (SE), designados pelas siglas SEA, SEB, SEC, SED e SEE. Essas proteínas são produzidas pelo Staphylococcus aureus, mas algumas cepas, como S. intermedius e S. hyicus, também se revelaram enterotoxigênicas. SEs clássicos (SEA-SEE) e SEs não clássicos (SEG, SEH, SEI, SER e SET) têm atividade emética comprovada. A atividade emética de enterotoxinas SEIJ-SEIQ, SEIS, SEIU e SEIV ainda não foi demonstrada. Todos os genes SE e SEL foram localizados em elementos genéticos móveis, incluindo bacteriófagos, ilhas de patogenicidade, plasmídeos ou transposons. Geralmente as espécies coagulase-negativa como S. epidermidis não produzem enterotoxinas, no entanto foi diagnosticada pelo menos uma intoxicação ligada a essa espécie. Por essa razão, os estafilococos coagulase-negativa não podem ser ignorados se estiverem presentes em grande número nos produtos alimentares: é então necessário testar a sua propriedade em produzir enterotoxinas. Enquanto os estafilococos podem ser destruídos por tratamento térmico, suas toxinas podem subsistir visto que resistem a temperaturas elevadas. Entre os produtos alimentares que foram identificados como responsáveis por infecções tóxicas estão produtos à base de carne ou de frango, cogumelos em lata, produtos lácteos, ovos e maionese. A enterotoxina mais frequentemente envolvida em surtos é a SEA (75% dos casos; consumo de aproximadamente 100 ng da enterotoxina), seguida pela SED.

Legionella

O que é Legionella?

É um gênero de microrganismos, em forma de pequeno bastão, Gram-negativos, não formadores de esporos, que abriga uma espécie patogênica de grande importância para o homem moderno: Legionella pneumophila, que causa a legionelose.

O que é legionelose?

Legionelose é uma infecção causada pela respiração dos aerossóis que se formam em fontes de água, como dutos de resfriamento de aparelhos de ar-condicionado central, banheiras de hidromassagem e chuveiros, contaminadas com Legionella pneumophila. A legionelose pode se apresentar de duas formas distintas: 1) Doença do legionário, correspondente à forma mais grave da doença, que causa pneumonia; e 2) Febre Pontiac, correspondente à forma mais branda da doença. A legionelose é conhecida pelo nome de doença dos legionários, devido a um surto de pneumonia envolvendo pessoas que participavam de uma convenção da Legião Americana em 1976.

Listeria

O que é Listeria?

Listeria corresponde a um gênero de microrganismos em forma de bastão, Gram-positivos, não formadores de esporos. Está amplamente distribuída no meio ambiente, principalmente no solo e em vegetais. É composta por várias espécies, entre as quais apenas Listeria monocytogenes é importante em alimentos. Essa espécie causa a listeriose em homens e animais.

O que é a listeriose?

É uma doença infecciosa, causada por uma bactéria denominada Listeria monocytogenes. A doença afeta principalmente mulheres grávidas, recém-nascidos e adultos com o sistema imunológico comprometido.

Staphylococcus aureus

O que é Staphylococcus aureus?

Staphylococcus aureus pertence a um grupo de microrganismos Gram-positivos, não formadores de esporos. Essa bactéria é encontrada na cavidade nasal e na pele de pessoas e também de animais. É capaz de produzir enterotoxinas termorresistentes que causam uma doença no homem, denominada intoxicação estafilocócica. A quantidade necessária para desencadear a intoxicação em um adulto é de 1 micrograma, que corresponde à quantidade encontrada no alimento quando a contaminação por Staphylococcus aureus atinge 100.000 células por grama.

O que é a intoxicação estafilocócica?

A intoxicação estafilocócica é uma doença causada pela ingestão de alimentos contendo enterotoxinas produzidas por cepas enterotoxigênicas de Staphylococcus aureus. Há sete tipos de enterotoxinas que Staphylococcus aureus é capaz de produzir. As enterotoxinas são resistentes ao calor, por isso não são destruídas pelo aquecimento dos alimentos.

Vibrio

O que é Vibrio?

É um gênero de microrganismos em forma de bastão curto ou curvo, Gram-negativos, não formadores de esporos. Contém várias espécies, algumas delas causadoras de doenças no homem, sendo a cólera a mais importante por ser endêmica em várias partes do mundo. A cólera é causada pelo Vibrio cholerae. Outras espécies patogênicas no gênero Vibrio são V. parahaemolyticus e V. vulnificus.

O que é Vibrio parahaemolyticus?

É um microrganismo causador de gastroenterite no homem. Seu habitat é o ambiente marinho, razão pela qual pode ser veiculado por pescados e produtos do mar, provenientes de águas contaminadas com esse microrganismo.

O que é Vibrio vulnificus?

É um microrganismo halofílico, causador de infecções em feridas, gastroenterite e uma síndrome grave conhecida por septicemia primária. É encontrado no ambiente marinho, associado a várias espécies marinhas, como plâncton, crustáceos (ostras, mariscos, caranguejos) e moluscos.

Quais são os sintomas da gastroenterite por V. parahaemolyticus?

A gastroenterite por V. parahaemolyticus apresenta diarréia, cãibras abdominais, dor de cabeça, febre baixa e calafrios. Em casos mais graves, ocorre disenteria com fezes mucóides e sanguinolentas e nos casos severos a hospitalização é necessária. Nesses casos, faz-se tratamento com antibióticos (tetraciclina) e a reposição dos líquidos.

Vibrio cholerae

O que é Vibrio cholerae?

É um microrganismo em forma de bastão curto ou curvo, Gram-negativo, não formador de esporos. Pertence ao gênero Vibrio e é o agente causador da cólera. Distribuído no meio ambiente, principalmente nos reservatórios aquáticos (mares e rios).

O que é cólera?

Cólera é a síndrome causada pela ingestão de bactérias viáveis de Vibrio cholerae, que aderem à parede do intestino delgado e produzem a enterotoxina colérica. A enterotoxina altera o equilíbrio eletrolítico da mucosa intestinal do homem, causando uma diarreia aquosa, que pode ser muito intensa e levar à morte se não tratada.