Agenda

II Jornada da Psicologia: suicídio no contexto regional e as possibilidades de cuidado

A II Jornada da Psicologia, em sua segunda edição, abordará o suicídio. O objetivo das atividades é apresentar a contextualização dos cenários frente ao suicídio na região do Vale do Taquari e no estado, além de discutir e problematizar situações de risco e práticas de cuidado.

 

Quando: dias 14 e 15 de agosto de 2017

Horário: veja na tabela abaixo

Onde: diversos locais, na Univates (rua Avelino Talini, n.º 171, bairro Universitário, Lajeado), conforme tabela abaixo

 

Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos. Para se inscrever e ter acesso ao documento, siga os passos descritos abaixo, no item Inscrições e certificado de participação.

 

Programação do evento:

Atividade

Data

Horário

Ministrante

Local

Atividade cultural

14/08/2017

8h30min

Será divulgado em breve

Auditório do Prédio Prédio 7

Contextualizando os cenários frente ao suicídio na Região e no Estado: A Rede de Atenção à Saúde Mental e as notificações

14/08/2017

9h

Ariane Jacques Arenhart; Andréa Volkmer; Nathalia Fattah; Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha

Auditório do Prédio Prédio 7

"Adolescentes e suicídio - Thirteen Reasons Why"

14/08/2017

13h30min

Suzana Feldens Schwertner

Sala 406/3

Atividade cultural

14/08/2017

19h30min

Será divulgado em breve

Auditório do Prédio Prédio 7

A (im)possibilidade do suicídio

14/08/2017

20h

Sérgio Pezzi; Bernardete Pretto

Auditório do Prédio Prédio 7

Atividade cultural

15/08/2017

8h30min

Será divulgado em breve

Auditório do Prédio Prédio 7

Suicídio: o que mostram os estudos em diferentes contextos

15/08/2017

9h

Rosângela Werlang; Pâmela de Freitas Machado

Auditório do Prédio Prédio 7

Oficina: A produção do cuidado em Rede (I, II e III)

*A mesma oficina é ofertada simultâneamente em três lugares 

15/08/2017

13h30min

Rosângela Werlang; Pâmela de Freitas Machado, Luciana Fossi

Sala 208/12 (Ministrante Pâmela),
Sala 301/12 (Ministrante Luciana e
Sala 309/12 (Ministrante Rosângela)

Situações de risco: diagnóstico e práticas de cuidado

15/08/2017

20h

Kátia Mottin Tedeschi. Rafael Moreno Ferro de Araújo, Suzana Feldens

Auditório do Prédio Prédio 7

Atividade cultural

15/08/2017

19h30min

Será divulgado em breve

Auditório do Prédio Prédio 7

 
Conheça os ministrantes: 

Nome do ministrante

Resumo de suas qualificações

Ariane Jacques Arenhart

Graduada em Serviço Social. Coordenadora de Saúde Mental da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Andréa Wolkmer

Graduada em Serviço Social. Atua no Núcleo de Vigilância e Violência - CEVS, da Secretaria Estadual de Saúde.

Suzana Feldens Schwertner

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na Arizona State University, Estados Unidos. Possui pós-doutorado em Educação pela UFRGS.

Rosângela Werlang

Possui graduação em Ciências Sociais pela PUCRS. Aperfeiçoamento em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e especialização em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). É mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide (UPO, de Sevilha, na Espanha), doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Pâmela de Freitas Machado

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com foco em Saúde Mental. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela mesma Universidade.

Kátia Mottin Tedeschi

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Univates, com ênfase em Clínica Ampliada e Saúde. Tem experiência na área de Saúde Mental

Rafael Moreno Ferro de Araujo

Médico psiquiatra. Graduado em Medicina e pós-graduado em Psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Título de Especialista em Psiquiatria (TEP) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mestre e Doutorando em Medicina/Neurociências pela PUCRS.

Bernardete Pretto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha

Possui graduação em Psicologia, bacharelado e licenciatura pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialização em Ativação de Mudanças na Formação Superior de Saúde; especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa; especialização em Saúde Mental Coletiva. Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela UFRGS.

Luciana Barcellos Fossi

Graduada em Psicologia. Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Pneumologia Sanitária. Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão e Formação em Saúde Mental. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Nathalia Fattah Psicóloga, especialista em Saúde, atua na Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Sérgio Pezzi Psicanalista e psicólogo; mestre em Educação (PUCRS); especialista em Psicologia Educacional e Escolar. Atua como psicólogo do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Lajeado e professor de Filosofia e Sociologia pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do RS. 
Katia Mottin Tedeschi Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Univates, com ênfase em Clínica Ampliada e Saúde. Tem experiência na área de Saúde Mental, atuando no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Lajeado pelo período de 9 meses. Atualmente, atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Lajeado. Supervisora de estágio de psicologia na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES), na Univates. Possui Especialização em Saúde Mental - Gestão, Atenção, Controle Social e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRGS com a pesquisa sobre as práticas de cuidado à População em Situação de Rua em Lajeado (RS). 
 
 
Público-alvo: acadêmicos do curso de Psicologia e da área da Saúde, profissionais da Rede de Saúde.

Coordenação do evento: a atividade é organizada por meio do curso de Psicologia, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Univates.

Número de vagas: são oferecidas 400 vagas, em geral, para participar do evento.

Informações: para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5077.

 

Portal de Inscrições e certificado de participação em atividades de extensão

Inscrições e certificado de participação:

1. Para inscrever-se no evento, clique no botão de inscrições on-line: você será direcionado ao processo de inscrição correspondente no Portal de Inscrições. A partir disso, siga os passos indicados na página.

2. O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso 14 (catorze) úteis após a realização do evento, por meio do Portal de Inscrições da Univates: clique no botão de inscrições acima e escolha o sistema – Portal de Inscrições ou Sistema de Eventos –, de acordo com a data do evento do qual você busca o certificado. Eventos que ocorrem em mais de uma data terão seus certificados liberados 14 (catorze) úteis após o último dia de atividades.

3. Não esqueça de assinar a lista de presenças e/ou efetuar o registro de presença online, apresentando seu Cartão Institucional na entrada do evento, em todas as atividades nas quais você participar.

4. O registro de presenças se encerra, para eventos que ocorrem nos auditórios da Univates, 45 minutos após o horário previsto para o início do evento.

5. Alunos da Univates devem levar seu Cartão Institucional para registrar sua presença.

Em caso de dúvidas sobre o Portal de Inscrições e certificados, contate o Setor de Cultura e Eventos da Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944 ou e-mail abaixo.

01 de agosto de 2017 | eventos@univates.br