Atividade | Horário | Local | |
---|---|---|---|
Dia 09/08/2018 | |||
Olimpíadas de Simulação *Os inscritos serão separados em três turmas de 20 pessoas no momento da atividade, os alunos participantes devem estar no 8º semestre do curso. ** Obrigatório uso de jaleco na atividade, todos os inscritos devem trazer o seu. Ministrante: Empresa Laerdal |
14h às 17h45min | 202, 204 e 205/8 | |
Cerimônia de abertura e apresentação cultural |
19h às 19h30min | Auditório do prédio 7 | |
Palestra - A inteligência artificial no mundo contemporâneo: estamos influenciando as pessoas? Ministrante: Fábio Gandour (Membro da IBM Academy of Technology e da New York City Academy of Sciences) Mediador: Leonel José de Oliveira inscreva-se aqui |
19h30min às 20h30min | Auditório do prédio 7 | |
Palestra - Os alarmantes índices de suicídio entre estudantes de Medicina: o que podemos fazer e o que estamos fazendo? Ministrante(s): Alexandrina Maria Augusta da Silva Meleiro (USP) Mediador: Leonel José de Oliveira |
20h30min às 22h | Auditório do prédio 7 | |
Dia 10/08/2018 | |||
Palestra - A saúde mental do discente e do docente nas escolas médicas - Os nossos alunos estão, de fato, mais doentes? - E quem cuida do cuidador? - Apresentação de um Programa de Cuidados em Saúde Mental na Faculdade de Medicina. Ministrante(s): Alexandrina Maria Augusta da Silva Meleiro (USP), Ivan Carlos Antonello (PUC/RS) e Gisele Gus Manfro (UFRGS) |
8h30min às 10h | Auditório do prédio 7 | |
Intervalo | 10h às 10h30min | - | |
Palestra - A saúde mental no currículo médico - A Psicologia Médica/relação médico-paciente está cumprindo seu papel em currículos cada vez mais voltados à tecnologia? - A disciplina de Psiquiatria vem ocorrendo em nossas faculdades nos três cenários necessários: cenário hospitalar, Caps e ambulatórios específicos? - O estágio em Saúde Mental e as novas diretrizes curriculares do MEC. Ministrante(s): Jorge Alberto Salton (UPF), Flávio Milman Shansis (Presidente APRS - Univates) e Rafael Moreno Ferro de Araújo (Univates) |
10h30min às 12h | Auditório do prédio 7 | |
Apresentação dos trabalhos - Modalidade Pôster | 12h às 13h | 4º andar do prédio 9 | |
Intervalo para almoço | 12h às 13h | - | |
Mesa-redonda 1 - A situação da Medicina em regiões de fronteira do Brasil Ministrante(s): João Luiz de Lara Elesbão (UFRGS), José Moacir Fonseca da Silva (Diretor do Hospital da Aeronáutica de Canoas) e Anderson Ravy Stolf (FAB/UFMS/UFRGS) |
13h às 14h30min | 217/07 | |
Mesa-redonda 2 - Os cursos de Medicina no Brasil estão produzindo conhecimento ou apenas repetindo: a situação atual das pesquisas em nossa faculdade - O cenário da pesquisa em modelo animal. - O cenário da pesquisa clínica. - A produção de conhecimento em cenários superespecializados. Ministrante(s): Katya Rigatto (UFCSPA), Eugenio Horacio Grevet (UFRGS) e Pedro Lima (PUCRS) |
13h às 14h30min | 302/07 | |
Mesa-redonda 3 - A responsabilidade social do aluno: está seu papel sendo cumprido? - VestVates: o aluno no cenário educacional - O trote solidário no Rio Grande do Sul - Terapia do humor Ministrante(s): Leonardo Rickes da Rosa (Acadêmico UNIVATES), Pedro Egon Gewehr (SIMERS) e Ricardo Sandri (Doutorando PUCRS) |
13h às 14h30min | 303/07 | |
Mesa-redonda 4 - Saeme: o mecanismo avaliativo das Escolas Médicas segundo a Abem/CFM/WFME Ministrante(s): Sigisfredo Brenelli (Presidente nacional da ABEM) |
13h às 14h30min | 307/07 | |
Mesa-redonda 5 - Tutoria - mentoria ou coaching: de qual modelo precisamos? Ministrante(s): Ana Paula Agostini (UCS) e Ruy Guilherme de Souza (Universidade Federal de Roraima) |
14h30min às 16h | 217/07 | |
Mesa-redonda 6 - A utilização das novas tecnologias em sala de aula: o possível diálogo entre estudantes e professores - O que os estudantes esperam do uso de tecnologias em sala de aula. - A tecnologia a serviço do ensino-aprendizagem e da formação do estudante em pesquisa. - A utilização de clickers em sala de aula. Ministrante(s): Yuri Carlotto Ramires (acadêmico Univates), Arthur Manfro (acadêmico da UFRGS) e Tiago Zimerman (Acadêmico UFRGS) |
14h30min às 16h | 302/07 | |
Mesa-redonda 7 - A inevitável tensão: os hospitais no RS estão preparados para os novos cursos de Medicina? - A ótica do hospital I. - A ótica do hospital II. - A ótica do aluno. Ministrante(s): Giana Diesel Sebastiany (UNISC - Hospital Santa Cruz), Geraldo Jotz (HNSC) e Antônio Carlo Klug Cogo (acad. Univates) |
14h30min às 16h | 303/07 | |
Mesa-redonda 8 - O ensino da genética clínica e sua inserção no currículo médico Ministrante(s): Maria Teresa Sanseverino (PUCRS), Yasminne Rocha (acadêmica UFRGS) e André Anjos da Silva (Univates) |
14h30min às 16h | 307/7 | |
Intervalo | 16h às 16h30min | 307/07 | |
Mesa-redonda 9 A contribuição de diferentes cenários de prática durante o currículo médico - A Atenção Básica como cenário de prática: construindo uma nova visão do processo saúde-doença para os acadêmicos de Medicina - Diferentes cenários em diferentes cidades: a prática nos novos currículos médicos. Ministrante(s): Dennis Baroni Cruz (Univates) (Mediador), Maria Letícia Ikeda (UNISINOS) e Maria Isabel Lopes (UNIVATES) A importância da Patologia Clínica na formação do médico generalista Ministrante(s):Eduardo Jorge Emery Carvalho Pinto (SBPC/ML) e Leonardo de Souza Vasconcellos (USMG) (Soc. Bras. de Patologia Clínica) |
16h30min às 18h | 217/07 | |
Mesa-redonda 10 - A utilização de metodologias ativas nos currículos médicos: o estado da arte - Currículo blended: a utilização de várias metodologias ativas no currículo médico. - A metodologia da problematização como integradora de diferentes atividades acadêmicas no currículo médico. - O laboratório de metodologias inovadoras. Ministrante(s): Ruy Guilherme de Souza(Universidade Federal de Roraima), Cristina Kroeff Schmitz Gibk (UNISINOS) e Caroline Calice da Silva (IMED- Passo Fundo) |
16h30min às 18h | 302/07 | |
Mesa-redonda 11 - A simulação realística nos currículos médicos do RS: qual a nossa realidade? - O ensino da Semiologia com metodologia de simulação. - Simulando a realidade e ensinando para a prática. - O ensino da Psiquiatria em simulação realística. Ministrante(s): Ana Claudia Tonelli de Oliveira (UNISINOS), Luciana Stefani (UFRGS) e Roberto Pierobom Lima (Univates) |
16h30min às 18h | 303/07 | |
Mesa-redonda 12 - O internato em Medicina Rural: uma área negligenciada Ministrante(s): Andressa Cavalcante Paz e Silva (acadêmica Univates), Karine Kersting Puls (GHC) e Luiz Artur Rosa Filho (IMED) |
16h30min às 18h | 307/07 | |
Apresentação dos trabalhos - Modalidade Pôster | 17h às 18h | 4º andar do prédio 9 | |
Mesa-redonda 13 - A inserção precoce do estudante de Medicina na comunidade: estamos acertando o passo? Ministrante(s): Paola Iana Fucks da Veiga (acadêmica Univates), Marcelo Gonçalves (UFRGS) e Carlos Sandro Pinto Dornelles (UNIVATES) |
18h às 19h30min | 217/07 | |
Mesa-redonda 14 - O recém-lançado Código de Ética do Estudante de Medicina no Brasil: o que falta para o colocarmos em prática? Ministrante(s): Paulo Matheus Dorneles Martins (acadêmico UNISINOS) e Maria Lúcia Rocha Oppermann (CREMERS) |
18h às 19h30min | 302/07 | |
Mesa-redonda 15 - Os exames para a seleção da Residência no RS: acertos e erros Ministrante(s): Alencar Junior Proença (Residente Hospital de Ijui) (Mediador), Cristiane Bauermann Leitão (HCPA), Margareth Rodrigues Salerno (PUCRS) e Tânia Resener (UFSM) |
18h às 19h30min | 303/07 | |
Mesa-redonda 16 - A inserção das humanidades nos novos currículos médicos - A Antropologia e sua interseção na formação médica. - A Filosofia do Conhecimento e a Filosofia da Medicina: provocando a reflexão no estudante de Medicina. - A língua inglesa e a capacitação em humanidades como instrumento para internacionalização. Ministrante(s): Francisco Arsego de Oliveira (UFRGS), Gabriel Ferreira (UNISINOS) e Ana Luiza Pires Freitas (UFCSPA) |
18h às 19h30min | 307/07 | |
Dia 11/08/2018 | |||
Atividade para discentes - Oficina de narrativa médica Ministrante(s): Betina Mariante Cardoso (APRS) |
8h30min às 10h | 204/07 | |
Atividade para docentes - Oficina de processo de avaliação Ministrante(s): Ruy Guilherme de Souza (Universidade Federal de Roraima) |
8h30min às 12h | 205/07 | |
Intervalo | 10h às 10h30min | - | |
Mesa-redonda 17 - Exemplos de inovações nos planos pedagógicos dos novos cursos de Medicina no RS - A "gamificação" nos seminários de interação entre as disciplinas básicas e aplicadas. - Ecografia no primeiro semestre: o caso da Anatomia por imagens. - A semiologia normal no início da faculdade: simulação com atores, técnicas de TBL e flipped classroom. Ministrante(s): Liana Lisboa Fernandez (UFCSPA), Ricardo Holderbaum do Amaral (UNISINOS) e Vicente Sperb Antonello (UNISINOS) |
10h30min às 12h | 217/07 | |
Mesa-redonda 21 - ABEM e os desafios do ensino da Medicina no século 21 - Curso de competências em docência clínica e preceptoria - Programa de desenvolvimento docente de IES do RS - Visao do Professor sobre o desenvolvimento docente Ministrante(s): Marcia Sakai (UEL) e Lúcia Christina Iochida (UNIFESP) |
10h30min às 12h | 217/07 | |
Mesa-redonda 18 - O uso de álcool, maconha e outras drogas por estudantes de Medicina: estamos, de fato, reconhecendo o tamanho do problema? - O uso de álcool por estudantes de Medicina: o perigo nas baladas. - A maconha não dá nada? O que dizem os estudantes de Medicina. - O uso recreacional, não recreacional e o doping cognitivo através de outras drogas por estudantes de Medicina. Ministrante(s): Leonardo Paim (APRS), Carlos Salgado (APRS) e Felix Henrique Paim Kessler (UFRGS) |
10h30min às 12h | 302/07 | |
Mesa-redonda 19 - Residência Médica no RS: como está a sua qualidade? Por que há vagas sobrando? Ministrante(s): Tânia Resener (UFSM) e Paulo de Jesus Hartmann Nader (ULBRA) |
10h30min às 12h | 303/07 | |
Mesa-redonda 20 - A espiritualidade no currículo médico - A espiritualidade como capacitação profissional ao futuro médico. - A disciplina da espiritualidade inserida no currículo médico. - Papel das Ligas de Espiritualidade. Ministrante(s): Mauro Ricardo Nunes Pontes (UFCSPA), Anahy Fagundes Dias Fonseca (APRS) e Juliana Ribas Escosteguy (acadêmica Univates) |
10h30min às 12h | 307/07 | |
Sessão de encerramento - Apresentação oral dos três melhores pôsteres. - Entrega de prêmios. - Relatório do Congresso. - Encerramento. |
12h às 13h | Auditório do prédio 7 |