OFICINA DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: CRIANDO UMA MUSICOTECA

Tamara Cristina Luersen, Angelica Vier Munhoz

Resumo


Este artigo é o recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, realizado no Centro Universitário UNIVATES, durante o período de fevereiro a novembro de 2016. Trata-se, inicialmente, de um estudo da noção de paisagem sonora em meio proposto pelo educador musical Murray Schafer. A partir de tais estudos buscou-se realizar uma oficina de música com alunos do primeiro ano de uma escola pública, localizada em Teutônia/RS, pautada na sensibilização das crianças e na utilização de materiais reutilizáveis, culminando na criação de uma musicoteca. Como o estudo envolvia a Educação Musical na escola, buscou-se também a aproximação com os documentos do Ministério da Educação acerca do ensino de música. Ao final, constatou-se que as experiências vivenciadas pelo grupo de crianças possibilitou novas formas de sentir, escutar e vivenciar os sons, criando outras paisagens sonoras.

Palavras-chave


Oficina de Música; Anos Iniciais; Musicoteca;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1215

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Tamara Cristina Luersen, Angelica Vier Munhoz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: