DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ADITIVOS EM PREPARADOS SÓLIDOS PARA REFRESCO SABOR ABACAXI COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI, RS

Autores

  • Ana Paula Mörschbächer
  • Claucia Fernanda Volken de Souza

Palavras-chave:

Aditivos alimentares. Preparado sólido para refresco. Qualidade. Abacaxi.

Resumo

Os preparados sólidos para refresco sofreram diversas alterações em relação à formulação original. Entre elas, a utilização de aditivos alimentares, a fim de melhorar as características sensoriais e a vida de prateleira do produto. Porém, se os aditivos são adicionados em concentrações superiores às estabelecidas pela legislação, os preparados sólidos para refresco podem causar sérios danos à saúde humana. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o teor dos aditivos do tipo acidulantes e antioxidantes em preparados sólidos para refresco sabor abacaxi comercializados na região do Vale do Taquari, RS. Foram analisadas amostras de três lotes de cinco marcas diferentes, conforme metodologias do Instituto Adolfo Lutz. Os resultados obtidos mostram que todas as marcas de refresco em pó analisadas apresentaram teores de antioxidantes acima do permitido pela legislação.

Downloads

Publicado

09-01-2012

Como Citar

MÖRSCHBÄCHER, Ana Paula; SOUZA, Claucia Fernanda Volken de. DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ADITIVOS EM PREPARADOS SÓLIDOS PARA REFRESCO SABOR ABACAXI COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI, RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/126. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas