GINCANA RECREATIVA: UMA ATIVIDADE PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO

Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Ludmila Macalli, Mônica Michele Köhnlein, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Resumo


O presente artigo procura mostrar a importância de se relacionar os conteúdos curriculares com a realização de atividades lúdicas que estimulem o saber/fazer do aluno advindo de seu cotidiano. Nele descrevemos as atividades organizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, executado pelo Centro Universitário UNIVATES com apoio da CAPES, subgrupo Ciências Exatas, que buscam auxiliar no desenvolvimento socioeducativo das escolas parceiras promovendo e auxiliando em diversas atividades. Dentre elas, destacamos a organização e o desenvolvimento de uma Gincana Estudantil em parceria com o Grêmio Estudantil de uma escola pública do Vale do Taquari. Todas as atividades foram pensadas de maneira a integrar as disciplinas de Matemática, Química e Física de forma interdisciplinar. Incluímos também questões lúdicas procurando despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a desenvolver seu próprio conhecimento. A discussão dos resultados mostra que é possível integrar conhecimentos interdisciplinares em atividades recreativas no cotidiano dos alunos.

Palavras-chave


Atividades lúdicas. Conhecimentos interdisciplinares. Estímulo ao saber/fazer.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Ludmila Macalli, Mônica Michele Köhnlein, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: