TRADIÇÕES CULTURAIS AÇORIANAS E DE SEUS DESCENDENTES NA REGIÃO VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL/BRASIL

Autores

  • Cleidirose da Silva Professora da rede de ensino do Município de Paverama.
  • Luís Fernando da Silva Laroque Centro Universitário Univates
  • Neli Teresinha Galarce Machado Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1401

Palavras-chave:

Açorianos, elementos culturais, Região Vale do Taquari, Rio Grande do Sul

Resumo

O estudo analisa elementos da cultura açoriana e de seus descendentes, considerando as tradições e a religiosidade, presentes na Região Vale do Taquari, Rio Grande do Sul/Brasil. O referencial teórico ancora-se em autores com foco em estudos culturais. O método de abordagem é o qualitativo e de conteúdo, utilizado no tratamento de fontes bibliográficas orais e documentais. O estudo, inicialmente, apresenta a colonização açoriana no Rio Grande do Sul e na Região Vale do Taquari, delimitando como recorte espacial, particularmente, os municípios de Taquari e de Paverama. Na sequência, e tomando como fio condutor os referidos municípios, analisam-se elementos culturais dos açorianos e de seus descendentes na Região Vale do Taquari, considerando aspectos gastronômicos, arquitetônicos e irmandades religiosas, com enfoque na procissão de Corpus Christi e nas festas em homenagem aos santos padroeiros das capelas e das igrejas.

Biografia do Autor

Cleidirose da Silva, Professora da rede de ensino do Município de Paverama.

Graduada em História pela Univates. Professora da rede de Ensino do Município de Paverama/RS.

Luís Fernando da Silva Laroque, Centro Universitário Univates

Doutor em História. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Curso de História da Univates.

Neli Teresinha Galarce Machado, Centro Universitário Univates

Doutora em Arqueologia. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

SILVA, Cleidirose da; LAROQUE, Luís Fernando da Silva; MACHADO, Neli Teresinha Galarce. TRADIÇÕES CULTURAIS AÇORIANAS E DE SEUS DESCENDENTES NA REGIÃO VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL/BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1401. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1401. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais