PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UMA MÁQUINA PARA ENSAIO DE FADIGA POR FLEXÃO ROTATIVA

Autores

  • Jhou Maik Trevisan Trampusch
  • João Pedro Muller
  • Marcelo André Toso Instituto Federal de Santa Catarina
  • Carlos Alfredo Gracioli Aita
  • Vinícius Gonçalves Deon

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2379

Palavras-chave:

Fadiga, Ensaios Mecânicos, Projeto Mecânico, Instrumentação

Resumo

A fadiga é um fenômeno de ruptura que altera a estrutura do material de forma localizada, progressiva e irreversível, em virtude de variações de tensões dinâmicas e oscilantes, que podem resultar no surgimento e propagação de trincas ou fraturas de maneira lenta e gradativa após um determinado número de ciclos, levando a ruptura do material. O objetivo deste trabalho é realizar o projeto e construção de uma máquina de ensaio de fadiga (flexão rotativa). Este ensaio mecânico com carregamento cíclico visa prever e prevenir que ocorram falhas mecânicas ocasionadas, muitas vezes, pela escolha equivocada de um material com nível de resistência menor do que a solicitação imposta. Quanto à metodologia do trabalho, primeiramente é realizado o projeto conceitual da máquina, subsequentemente, são realizados desenhos e dimensionamento de diversos componentes mecânicos, por fim, realiza-se a construção do dispositivo. Os resultados mostram que o modelo de máquina foi obtido com sucesso de acordo com o projeto CAD 3D, sendo que a mesma foi validada através de ensaios mecânicos realizados nos corpos de prova juntamente com a medição do nível de vibração estrutural presente na máquina durante os ensaios experimentais. A estrutura demonstrou-se rígida, estável e com baixo nível de vibração estrutural (acelerações na ordem de 0,3 g). A instrumentação eletrônica também apresentou bom funcionamento no controle da máquina e na contagem do número de ciclos, tornando-se assim possível a realização de ensaios de fadiga com segurança e confiabilidade.

Biografia do Autor

Marcelo André Toso, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Engenharia Mecânica na área de Mecânica dos Sólidos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professor Adjunto na Universidade do Vale do Taquari, Univates, Lajeado / RS (2013 a 2016). Também atuou como professor Adjunto A na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2016 a 2017). Atualmente é professor no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

TRAMPUSCH, Jhou Maik Trevisan; MULLER, João Pedro; TOSO, Marcelo André; AITA, Carlos Alfredo Gracioli; DEON, Vinícius Gonçalves. PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UMA MÁQUINA PARA ENSAIO DE FADIGA POR FLEXÃO ROTATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2379. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2379. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas