CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Alessandra Moreira Nonato Faculdades Pequeno Príncipe
  • Amanda Klodzinski Faculdades Pequeno Príncipe
  • Ana Clara Nadalin Faculdades Pequeno Príncipe
  • Ana Lígia Feriato Faculdades Pequeno Príncipe
  • Anna Luiza de Camargo Cenzi Faculdades Pequeno Príncipe
  • Ana Paula de Miranda Vargas Faculdades Pequeno Príncipe
  • Carolaine das Graças Marcon Gumildes Faculdades Pequeno Príncipe
  • Cassiana Pinheiro Ricardo Faculdades Pequeno Príncipe
  • Victoria Isabella Nakaba Soster Faculdades Pequeno Príncipe
  • Karin Rosa Persegona Ogradowski Faculdades Pequeno Príncipe http://orcid.org/0000-0001-7683-1263
  • Débora Maria Vargas Makuch Faculdades Pequeno Príncipe http://orcid.org/0000-0001-7060-4414
  • Juliana Ollé Mendes Faculdades Pequeno Príncipe http://orcid.org/0000-0002-5684-7185

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2654

Palavras-chave:

Síndrome de Williams Beuren. Estenose aórtica supravalvar. Hipertensão Pulmonar. Atraso no desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão integrativa tendo como objetivos conhecer a fisiopatologia da síndrome de Williams-Beuren e suas consequências no atraso psicomotor da criança e elaborar um plano de cuidados com base nos diagnósticos reais e potenciais elencados baseando-se na taxonomia NANDA 2018-2020, a partir da emergência do tema numa realidade de atenção primária de Curitiba, vivenciada por acadêmicas de enfermagem, por meio da metodologia da problematização, utilizando o Arco de Maguerez, aplicado a um caso fictício. Para a teorização, realizada busca em base de dados, sendo eleitas BVS, Pubmed e Scielo, resultando no total de 27 artigos. A partir do esclarecimento da complexidade cromossômica envolvida na síndrome e as complicações decorrentes da expressividade dessa alteração, compreende-se que a atuação de enfermagem na atenção primária frente à Síndrome de Williams-Beuren aborda integralmente a criança desde seu nascimento e contínuo acompanhamento do desenvolvimento ao longo da vida, pois por meio da monitorização, faz-se possível a prevenção, identificação e intervenção diante das complicações inerentes à síndrome.

Biografia do Autor

Alessandra Moreira Nonato, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Amanda Klodzinski, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Ana Clara Nadalin, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Ana Lígia Feriato, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Anna Luiza de Camargo Cenzi, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Ana Paula de Miranda Vargas, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Carolaine das Graças Marcon Gumildes, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Cassiana Pinheiro Ricardo, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Victoria Isabella Nakaba Soster, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe

Karin Rosa Persegona Ogradowski, Faculdades Pequeno Príncipe

Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada a Saúde da Criança e do Adolescente.

Débora Maria Vargas Makuch, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe.

Juliana Ollé Mendes, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe.

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Publicado

24-11-2020

Como Citar

NONATO, Alessandra Moreira et al. CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2654. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2654. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde