A INFLUÊNCIA DO EFEITO DE BORDA NA ABUNDÂNCIA E DIVERSIDADE DE EPÍFITAS NO JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Andrea da Silva
  • Cristiane Inês Musa
  • Samuel Renner Centro Universitário Univates
  • Tamara Bianca Horn
  • Claudete Rempel
  • Noeli Juarez Ferla

Palavras-chave:

Mata Atlântica. Fragmentação Florestal. Rhipsalis teres.

Resumo

A fragmentação florestal repercute em muitos prejuízos ambientais, destacando a redução de riqueza e diversidade de espécies, mudanças climáticas e a degradação de recursos naturais. Entre tantas consequências, ocorre também o efeito de borda, que pode influenciar decisivamente na permanência e distribuição de espécies, em especial, as epífitas. O artigo discorre sobre um trabalho de campo realizado em uma área do Jardim Botânico de Lajeado, Rio Grande do Sul, visando verificar a influência do efeito de borda sobre a diversidade e abundância de epífitas. A metodologia utilizada foi a de quadrantes delimitados em cinco metros de largura a partir de um transecto de 60 metros de comprimento. Os resultados revelaram que na área estudada estão presentes seis espécies de epífitas, distribuídas em quatro famílias, onde há uma abundância da espécie Rhipsalis teres (Vell.) Steud. 1841 CACTACEAE. A temperatura e umidade relativa do ar não teve variação expressiva nos quadrantes.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

SILVA, Andrea da; MUSA, Cristiane Inês; RENNER, Samuel; HORN, Tamara Bianca; REMPEL, Claudete; FERLA, Noeli Juarez. A INFLUÊNCIA DO EFEITO DE BORDA NA ABUNDÂNCIA E DIVERSIDADE DE EPÍFITAS NO JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/283. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde