A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA AGRICULTURA

Autores

  • Jordana Finatto Univates
  • Taciélen Altmayer Univates
  • Maira Cristina Martini Univates
  • Mariano Rodrigues Univates
  • Virgínia Basso Univates
  • Lucélia Hoehne Univates

Palavras-chave:

Adubo orgânico. Solo. Produtividade. Agricultura orgânica. Sustentabilidade.

Resumo

A aplicação de adubos orgânicos aos solos proporciona melhoria das suas propriedades físicas, químicas e biológicas, obtendo-se boas respostas das plantas. Para manter o solo fértil e possibilitar que as culturas alcancem a máxima produtividade, algumas práticas são necessárias, como o uso de resíduos orgânicos. O sistema de produção orgânico visa à geração de alimentos ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa, capaz de integrar o homem ao meio ambiente. A adoção desse sistema de produção vem crescendo, tanto em área cultivada como em número de produtores e mercado consumidor, embora ainda represente uma parcela pequena da agricultura. O objetivo deste trabalho é apresentar quais são os benefícios que a adubação orgânica proporciona. Para isso, apresenta os diferentes tipos de adubação orgânica e suas aplicações.

Biografia do Autor

Jordana Finatto, Univates

aluna de graduação em engenharia ambiental e bolsista

Taciélen Altmayer, Univates

aluna de engenharia química e bolsista

Maira Cristina Martini, Univates

aluna de engenharia ambiental e bolsista

Mariano Rodrigues, Univates

Possui graduação em Quimica Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1999) e graduação em Quimica Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997) e pós graduação em Ciencia e Tecnologia de Alimentos; atualmente esta cursando mestrado em Biotecnologia( em fase de conclusão). É professor horista do Centro Universitário Univates no curso Técnico em Química e Técnico em Nutrição, professor horista na Faculdade La salle - Estrela e professor Ensino Médio na Escola Castelo Branco.Além disso atua como químico responsável pelo tratamento e controle de água de piscinas e limpeza e desinfecção de reservatorios de água potável

Virgínia Basso, Univates

graduanda de nutrição e bolsista

Lucélia Hoehne, Univates

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004), graduação em Formação Pedagógica - Licenciatura em Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2010), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e doutorado em Química - área de Concentração em Química Analítica, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Atualmente é professora dos cursos de Química Industrial, Biomedicina, Licenciatura em Ciências Exatas e Engenharias do Centro Universitário Univates - Univates (Lajeado), coordenadora do projeto de pesquisa: Bioprodução de hidrolisados protéicos e avaliação de metais pesados em farinha de minhoca e em biossólidos a partir de vermicompostagem vertical e coordenadora do curso de Química Industrial da Univates. Ainda, tem experiência na área de Química em tratamento de resíduos, técnicas espectrométricas de análise e preparo de amostras. Ademais, tem experiência na indústria de tabaco, atuando como química responsável pelo controle de qualidade.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

FINATTO, Jordana; ALTMAYER, Taciélen; MARTINI, Maira Cristina; RODRIGUES, Mariano; BASSO, Virgínia; HOEHNE, Lucélia. A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA AGRICULTURA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/327. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas