PREVALÊNCIA DE SALMONELLA SPP. EM OVOS DE GALINHA DE GRANJA EM CASCA PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Jaqueline Wolschick Centro Universitário Univates
  • Simone Morelo Dal Bosco Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Palavras-chave:

contaminação de ovos, doenças transmitidas por alimentos, Salmonella.

Resumo

O ovo é considerado um alimento de alta qualidade nutricional devido ao seu teor de proteínas, sendo completo e equilibrado em nutrientes. É, ainda, um produto de baixo custo que pode dar a famílias de baixa renda uma dieta adequada. Segundo a Vigilância Sanitária, de 2010 a 2015 foram notificados mais de 3.900 surtos por alimentos contaminados no Brasil, ocorrendo nestes casos 42 óbitos. Na maioria dos casos de salmonelose, os ovos ou alimentos preparados a base de ovos estão envolvidos. O objetivo deste trabalho é analisar a prevalência de salmonella spp. em ovos em casca produzidos em granjas do Rio Grande do Sul e comercializados no Estado nos anos de 2010 a 2014. Foi realizado levantamento de dados, reunindo resultados emitidos pelo Laboratório de Microbiologia da Univates, credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre os anos de 2010 e 2014, foram analisados 1.188 ovos, dos quais 28 (2,36%) tiveram resultado positivo para presença de Salmonella spp.

Biografia do Autor

Jaqueline Wolschick, Centro Universitário Univates

Bacharel em Biomedicina com Habilitação em Microbiologia de Alimentos pelo Centro Universitário Univates. Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Segurança Alimentar e Nutricional do Centro Universitário Univates.

Simone Morelo Dal Bosco, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Nutricionista. Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. Professora da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

WOLSCHICK, Jaqueline; DAL BOSCO, Simone Morelo. PREVALÊNCIA DE SALMONELLA SPP. EM OVOS DE GALINHA DE GRANJA EM CASCA PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/493. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde