JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA “QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA?”

Autores

  • Gisele Bianchini
  • Tatiane Gerhardt
  • Maria Madalena Dullius

Palavras-chave:

Investigação. Jogos matemáticos. Processo de ensino. Processo de aprendizagem.

Resumo

Realizamos este trabalho sobre o uso de jogos nas aulas de Matemática com o intuito de conhecer as contribuições da utilização dos jogos enquanto recurso didático para o ensino e para a aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada com alunos de 7ª série e professores da área de Matemática em escolas das redes de ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul. Aplicamos um questionário, de caráter exploratório, aos professores e aos alunos e realizamos a observação de duas aulas de Matemática nas turmas de 7ª série. Como resultado, percebemos que os alunos que tiveram em sua aula o uso de jogo matemático apresentaram indícios de melhor compreensão do conteúdo abordado. Tanto alunos quanto professores destacam os jogos matemáticos como uma ferramenta importante para o ensino e a aprendizagem. Entretanto, é necessário que esta seja utilizada de maneira organizada e com objetivos claros.

Downloads

Publicado

09-05-2011

Como Citar

BIANCHINI, Gisele; GERHARDT, Tatiane; DULLIUS, Maria Madalena. JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA “QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA?”. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/83. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas