GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO MULTICASO NO SETOR HOTELEIRO DA CIDADE PORTAL DA AMAZÔNIA

Autores

  • Cleide Rodrigues Universidade Federal de Rondônia
  • Alexandre de Freitas Carneiro Universidade Federal de Rondônia
  • Jean Marcos da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Eleonice de Fátima Dal Magro Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1066

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Setor hoteleiro, Sustentabilidade.

Resumo

O estudo tem o intuito de identificar as principais práticas de gestão e responsabilidade socioambiental voltadas para a promoção da sustentabilidade no setor hoteleiro da cidade de Vilhena/RO. Por meio de questionário, conjugado com entrevista informal e simples conversação, verificou-se que a prática ambiental identificada com maior número de respostas negativas está relacionada ao tratamento dos resíduos sólidos. Nenhum hotel possui conhecimento nem ações sobre logística reversa, somente dois adotam ações de educação ambiental e apenas um faz o reuso da água. A economia no consumo de energia destacou-se como sendo a prática socioambiental mais comum. Para os gerentes, há dificuldades a serem enfrentadas para implementar ações sustentáveis de gestão ambiental como a falta da mão de obra qualificada. Notou-se que as empresas estão em um estágio inicial em relação ao conhecimento da legislação e ao desenvolvimento de ações de economia dos recursos naturais.

Biografia do Autor

Cleide Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em Ciências Contábeis.

Alexandre de Freitas Carneiro, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Mestrado em Administração. Especialização em Contabilidade e Controladoria. Contador. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPORG, UNIR. Revisor de periódicos e avaliador de congresso internacional. Colaborador na Governet Editora. Foi professor em curso de pós-graduação lato sensu (IESA), da graduação em Ciências Contábeis (AVEC), Contador do Município de Vilhena/RO e Diretor Administrativo e Contador da Autarquia Municipal SAAE. Já exerceu funções de direção, chefia, vice-chefia de departamento e conselho fiscal. Atua nas áreas de Contabilidade Geral, Contabilidade e Gestão Pública, Terceiro Setor e Ambiental e Controladoria de Organizações.

Jean Marcos da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração. Assistente administrativo do Idaron. Pesquisador do Cedsa, Universidade Federal de Rondônia.

Eleonice de Fátima Dal Magro, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Geociências e Meio Ambiente. Professora Adjunto II do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-04-2017

Como Citar

RODRIGUES, Cleide; CARNEIRO, Alexandre de Freitas; SILVA, Jean Marcos da; DAL MAGRO, Eleonice de Fátima. GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO MULTICASO NO SETOR HOTELEIRO DA CIDADE PORTAL DA AMAZÔNIA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1066. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1066. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos