A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL

Daiani Clesnei da Rosa, Odorico Konrad, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo


Este artigo busca promover discussão sobre o ensino de educação ambiental na perspectiva da gestão escolar, por meio de reflexões acerca da educação ambiental crítica na construção da cidadania, e da gestão democrática e participativa. Esta é uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a 52 diretores de escolas estaduais, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Vale do Taquari/RS - Brasil. As informações obtidas apontam que: a) a gestão escolar exerce papel importante na promoção do ensino, por meio do acompanhamento do trabalho pedagógico dos docentes; b) a gestão escolar como desencadeadora do processo democrático e participativo dentro das escolas promove a possibilidade de desenvolvimento da conscientização dos atores da comunidade escolar.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Gestão Escolar; Educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Daiani Clesnei da Rosa, Odorico Konrad, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: