CEMITÉRIOS DE RONDONÓPOLIS: UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DA ESTRUTURA FÍSICA

Autores

  • Jennifer Nogueira Feitosa Silva Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Adriana Paes Soares Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Fernanda Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis-MT
  • Débora Aparecida dos Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1247

Palavras-chave:

Cemitérios – impactos socioambientais. Necrochorume. Normas Ambientais.

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo o levantamento dos impactos ambientais decorrentes do potencial de contaminação de dois cemitérios da cidade de Rondonópolis, sendo um público e outro privado, a luz da Resolução do CONAMA 335 de 2003 e suas respectivas alterações. Para isso, recorremos a um estudo de caso de abordagem qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa descritiva, com a análise comparativa de dois cemitérios partindo de entrevistas subjetivas para levantamento das percepções dos gestores, bem como as inferências das pesquisadoras in loco. O estudo propiciou identificar que as normas e práticas estabelecidas no CONAMA 335 de 2003 e suas respectivas alterações não são efetivamente cumpridas nos cemitérios pesquisados, sendo os métodos utilizados um tanto duvidosos para controle dos impactos ambientais e riscos de problemas à saúde da sociedade. Os resultados apontam para a necessidade de pesquisas futuras que visem identificar formas efetivas de mitigação dos impactos dos cemitérios.

Biografia do Autor

Jennifer Nogueira Feitosa Silva, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Graduandas do Curso de Administração da UFMT – ICHS/CUR. Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis-MT

Adriana Paes Soares, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Graduandas do Curso de Administração da UFMT – ICHS/CUR. Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis-MT

Fernanda Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis-MT

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professora na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis-MT; e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Estratégia e Meio Ambiente

Débora Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professora e Pesquisadora da UFMT- ICHS/CUR. Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis-MT.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

FEITOSA SILVA, Jennifer Nogueira; SOARES, Adriana Paes; SILVA, Fernanda Pereira da; SANTOS, Débora Aparecida dos. CEMITÉRIOS DE RONDONÓPOLIS: UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DA ESTRUTURA FÍSICA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1247. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1247. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos