OFERTA DE TRABALHO DA TERCEIRA IDADE: ANÁLISE DO PERFIL DO IDOSO INSERIDO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Autores

  • Samanda Silva Da Rosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gibran Da Silva Teixeira Universidade Federal do Rio Grande
  • Márcio Nora Barbosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1283

Palavras-chave:

Idoso, Mercado de trabalho, Brasil

Resumo

O presente artigo tem como finalidade traçar um perfil do idoso inserido no mercado de trabalho Brasileiro. Para a realização deste objetivo, utilizou-se o modelo econométrico de resposta qualitativa logit, para a obtenção das razões de chances dos idosos brasileiros estarem inseridos no mercado de trabalho, a partir de variáveis independentes selecionadas. A amostra foi construída a partir de dados fornecidos pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, a PNAD, para os anos de 2004 e 2014. Os resultados dos modelos apresentaram razões de chances maiores para um perfil de idoso inserido no mercado de trabalho brasileiro como sendo do sexo masculino, aposentado e inserido principalmente no comércio. Assim como através de cenários elaborados nota-se a renda como fator preponderante para ambos os sexos se manterem no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Samanda Silva Da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Atualmente é mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (2016), possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2015).

Gibran Da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada - PPGE/Mar/FURG. Tem experiência na área de Economia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Trabalho, Avaliação de Política Pública e Métodos Quantitativos.

Márcio Nora Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É mestre em Economia Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada _ PPGE/FURG e especialista em Comércio Exterior e Negociação Internacional pela FGV-Florianópolis, atua como Professor temporário no curso de Comércio Exterior na FURG-SVP, assim como atua na Unidade de Pesquisa em Economia Costeira - UPEC/FURG, onde participa de projetos de pesquisa na área econômica. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e técnico em Comércio Exterior. Tem experiência na área de analise econômica em cadeias produtivas e análise de custo de processos, Logística de commodities e Logística interna.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

DA ROSA, Samanda Silva; TEIXEIRA, Gibran Da Silva; BARBOSA, Márcio Nora. OFERTA DE TRABALHO DA TERCEIRA IDADE: ANÁLISE DO PERFIL DO IDOSO INSERIDO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1283. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1283. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos