INTERNACIONALIZAÇÃO DE COOPERATIVAS POR MEIO DA INTERCOOPERAÇÃO

Autores

  • Humberto Reis dos Santos Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Elizane Maria de Siqueira Wilhelm Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Loreni Terezinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste http://orcid.org/0000-0003-1113-2810

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1303

Palavras-chave:

Estratégia, Negócios Internacionais, Exportação, Cooperativismo, Intercooperação.

Resumo

A internacionalização figura como uma alternativa para que as organizações se mantenham competitivas no mercado em que atuam, uma vez que os mercados estão se tornando globais. O cooperativismo agroindustrial acompanha esse movimento por meio de estratégias para manter-se competitivo em intrincados sistemas de produção protagonizados por empresas agroalimentares de alcance global. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é investigar os desafios para internacionalização por meio da intercooperação entre cooperativas agroindustriais. O estudo utiliza-se de metodologia qualitativa de cunho exploratório, tendo como ferramentas a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com executivos diretamente ligados aos processos de intercooperação e internacionalização. Os desafios relatados tangenciam os processos democráticos para a tomada de decisões estratégicas (característica do modelo cooperativista) e os entraves burocráticos impostos por órgãos governamentais. Como contribuições, o estudo explora a estratégia de internacionalização utilizada por uma cooperativa central e suas singulares, ao passo que também contribui com a escassa literatura sobre intercooperação atrelada à exportação no Brasil.

Biografia do Autor

Humberto Reis dos Santos Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Mestrando em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Elizane Maria de Siqueira Wilhelm, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestre em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica do Paraná. Professora Visitante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Loreni Terezinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor e pesquisadora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste.

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Professor e pesquisador do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

SOUZA, Humberto Reis dos Santos; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira; BRANDALISE, Loreni Terezinha; RIBEIRO, Ivano. INTERNACIONALIZAÇÃO DE COOPERATIVAS POR MEIO DA INTERCOOPERAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1303. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1303. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos