ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PROCESSAMENTO DE ERVA-MATE NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL ALTO TAQUARI – RS

Autores

  • Leticia Andrea Chechi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Caroline Soares da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Glauco Schultz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1379

Palavras-chave:

erva-mate, fatores de produção, arranjo produtivo local, matriz importância-desempenho,

Resumo

O Polo Ervateiro do Alto Taquari - RS é um importante produtor e beneficiador de erva-mate no Estado e a nível nacional. A problemática deste trabalho se refere a importância do fornecimento local de matéria-prima, equipamentos, relações estabelecidas e mão de obra no desempenho produtivo deste APL ervateiro. Nesse contexto, o objetivo do estudo é discutir a dinâmica de processamento da erva-mate no APL ervateiro do Alto Taquari, através de características produtivas locais, e a relação destas com os resultados apresentados pela matriz importância-desempenho. A pesquisa foi realizada no polo ervateiro do Alto Taquari – RS, mais especificamente nos municípios de Ilópolis, Arvorezinha, Anta Gorda e Putinga, no segundo semestre de 2015 e no segundo semestre de 2016, sendo entrevistados 35 gestores de ervateiras e 6 agentes locais. Os resultados mostraram que os fatores de produção como custo e qualidade da matéria-prima, custo e capacitação da mão de obra, disponibilidade de assistência técnica são considerados adequados no APL, em relação à sua importância e desempenho. Os fatores que necessitam de ações para o seu melhoramento, como disponibilidade de matéria-prima e de mão de obra, revelam a característica de relações específicas em uma mistura de cooperação e competição, enquanto o custo de aquisição e porte e capacidade de maquinários, sugere, de acordo com a pesquisa realizada, ser uma dificuldade desta tipologia de arranjo. Conclui-se que, com a maioria dos fatores analisados alocados na zona adequada da matriz importância - desempenho, o processamento da erva-mate no Alto Taquari é considerado satisfatório.

Biografia do Autor

Leticia Andrea Chechi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenheira Florestal, Mestre e doutoranda em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Caroline Soares da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenheira Florestal, Mestre e Doutoranda em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenheiro Agrícola, Mestre e Doutor em Agronegócios, Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

CHECHI, Leticia Andrea; SILVEIRA, Caroline Soares da; SCHULTZ, Glauco. ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PROCESSAMENTO DE ERVA-MATE NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL ALTO TAQUARI – RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1379. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1379. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos