A LOGÍSTICA REVERSA E A RECICLAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS COMO OPÇÕES SUSTENTÁVEIS: ANÁLISE DE UM PROJETO NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1498

Palavras-chave:

Logística Reversa, Lixo Eletrônico, Responsabilidade Social.

Resumo

O processo de inovação tecnológica em componentes eletrônicos possibilitou acesso irrestrito da sociedade à informação e produtos tecnológicos em seu cotidiano. No entanto, a velocidade da perspectiva schumpteriana de destruição criativa nas substituições destes produtos por melhores promoveu um impacto nas políticas de gestão ambiental, a do lixo eletrônico. Dessa forma, uma discussão sobre os caminhos reversos destes equipamentos pode minimizar efeitos ambientais relevantes. Percebe-se também uma busca da indústria por materiais com menor impacto ambiental, capacidade de reuso e possibilidade de redução de custos produtivos. Por esse contexto, este artigo analisar a trajetória experiencial de um projeto de logística reversa de componentes eletrônicos no estado de Mato Grosso, por meio da interação entre universidade-empresa. Abordagem da pesquisa é qualitativa de caráter descritivo com método de estudo de caso único. Foi acompanhado em campo o projeto e realizada uma entrevista com professor pesquisador que contribuiu para sua efetividade. Os resultados apontaram uma sinergia estratégica da empresa de engenharia reversa e a sociedade na viabilidade do processo de reciclagem.

Biografia do Autor

Djeimella Ferreira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica na Universidade Federal de Minas Gerais. Administradora pela Universidade Federal de Mato Grosso,

Loanna Rodrigues Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Administradora pela Universidade Federal Mato Grosso

Nathalia Prochnow Nagai, Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis.

Administradora pela UFMT.

Paulo Henrique Martins Desidério, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2012) e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Atualmente professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis e Coordenador do Curso de Administração. Professor da pós-graduação em Administração Pública da UFMT. Foi professor convidado de Pós-Graduação - MBA na UFT. Revisor de artigos científicos em periódico QUALIS-CAPES - Área: Administração e Inovação. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo, Inovação e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar, do interior de Minas Gerais, nas suas regionais e matriz em Uberlândia(MG) como Analista de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, inovação tecnológica, inovação aberta, estratégia, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, Djeimella; SILVA, Loanna Rodrigues; NAGAI, Nathalia Prochnow; DESIDÉRIO, Paulo Henrique Martins. A LOGÍSTICA REVERSA E A RECICLAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS COMO OPÇÕES SUSTENTÁVEIS: ANÁLISE DE UM PROJETO NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1498. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1498. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos