ANÁLISE ESPACIAL DA POBREZA NOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS

Autores

  • Hellen Nunes de Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS
  • Pedro Henrique Leivas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS
  • Gabrielito Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1620

Palavras-chave:

Desigualdade, Pobreza e Politicas Publicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a dependência espacial da pobreza para os municípios do Rio Grande do Sul para o ano de 2010, através da análise exploratória de dados espaciais e da estimação de modelos econométricos especiais. Primeiramente, a dependência espacial é obtida através de uma medida de autocorrelação espacial global. Posteriormente, a estimação e comparação entre o Modelo por Mínimos Quadrados Ordinários, Modelo com Defasagem Espacial e o Modelo de Erro Espacial, indica que o melhor ajuste dos dados e, consequentemente, o resultado mais robusto é obtido pelo Modelo de Erro Espacial. Os resultados indicam a existência de dependência espacial para a pobreza. Os resultados ainda mostram que o impacto da renda per capita, da taxa de analfabetismo, entre outras variáveis, são significativos na determinação da pobreza na região.

Biografia do Autor

Hellen Nunes de Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS

Doutoranda em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGE/UFRG.

Pedro Henrique Leivas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS

Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGE/PUCRS.

Gabrielito Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS

Professor do Mestrado em Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande – PPGE/FURG.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

DE FARIAS, Hellen Nunes; LEIVAS, Pedro Henrique; MENEZES, Gabrielito. ANÁLISE ESPACIAL DA POBREZA NOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1620. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1620. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos