IMPACTOS REGIONAIS ASSIMÉTRICOS DA POLÍTICA CAMBIAL SOBRE A ARRECADAÇÃO DO ICMS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM COM O MÉTODO VAR

Autores

  • Jacó Braatz Universidade Federal do Rio Grande
  • Rodrigo da Rocha Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1628

Palavras-chave:

Política cambial, Impactos regionais, ICMS

Resumo

A política cambial e seus efeitos assimétricos para o Brasil são avaliados neste artigo. Com o objetivo principal de avaliar como a arrecadação do ICMS - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de cada estado da federação é afetada pelas variações no nível de câmbio. Utilizou-se a modelagem de Vetores Auto-Regressivos (VAR) para dados entre 1997 e 2015, disponíveis para os 27 estados brasileiros, buscando quantificar o efeito que essa mudança trará para a arrecadação de ICMS dos diversos estados do país, a intensidade e a repercussão desses efeitos e as possíveis causas desses potenciais efeitos assimétricos. Os resultados demonstram que há assimetrias nas respostas das economias regionais em resposta a choques nacionais que são constatados impactos regionalmente diferenciados na amostra utilizada. Estrutura produtiva, inserção no comércio internacional e diversidade econômica são características que poderiam explicar os diferentes níveis de impactos, com diferenças bastante acentuadas na intensidade e temporariedade das respostas.

Biografia do Autor

Jacó Braatz, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGE/PUCRS e Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul

Rodrigo da Rocha Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2011) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Desenvolvimento econômico, Economia do Setor Público, Economia Regional e Sustentabilidade Ambiental.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

BRAATZ, Jacó; GONÇALVES, Rodrigo da Rocha. IMPACTOS REGIONAIS ASSIMÉTRICOS DA POLÍTICA CAMBIAL SOBRE A ARRECADAÇÃO DO ICMS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM COM O MÉTODO VAR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1628. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1628. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos